Startup busca atrair e reter talentos na área de tecnologia no País

Desde o início do ano, a Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, criadora do maior ecossistema de construção civil do país, anuncia ao mercado a abertura de um hub tecnológico em Portugal. Com inauguração oficial para dia 18 de outubro, a base tecnológica que será em um coworking na região do Chiado, em Lisboa, receberá um investimento aproximado de R$5 milhões. 

Esse importante passo internacional da startup tem como objetivo a atração e retenção de talentos na área da tecnologia. “Contratar e reter profissionais da área tech tem sido um desafio para todas as empresas. Com este cenário, entendemos que faz sentido expandir a contratação de talentos para a Europa. Com a abertura do hub em Portugal, pretendemos contratar profissionais nativos e possivelmente brasileiros que vivem por lá. Nada impede, também, a contratação de profissionais de outros países próximos, como França, Itália e Alemanha. Além disso, queremos valorizar os colaboradores que trabalham no Brasil, oferecendo a oportunidade de continuar atuando na empresa, mas com a possibilidade de viver uma nova cultura em Portugal”, explica Danny Farias, CTO da Juntos Somos Mais. 

O projeto espera contratar 20 profissionais da área da tecnologia até outubro de 2023. “Pretendemos atrair esse número robusto de colaboradores, mas nosso objetivo vai muito além disso. Já na inauguração, contamos com 8 colaboradores, então é muito provável que novas vagas sejam abertas também em 2024, já que a demanda por profissionais de tecnologia nunca diminui”, aponta o CTO. “O país tem uma boa qualidade de vida com um baixo custo, e quem trabalha com carteira assinada tem facilidade no acesso ao crédito. Por isso, o turnover é baixo em comparação com outros países”, comenta Filiphe Curvello, Head do Departamento Legal da startup. 

Outro ponto a ser destacado é que a atuação do time da empresa é híbrida no Brasil e será assim também em Portugal. “O nosso modelo de trabalho é muito positivo para encontrarmos diversos profissionais de tecnologia, sem a barreira geográfica e do idioma, além disso, nossa atuação em squads e com processos ágeis facilita o intercâmbio cultural, de troca de conhecimento e muito aprendizado. Por enquanto, nosso foco é encontrar talentos de .Net, mas no futuro expandiremos para outras tecnologias que atendem outros produtos da Juntos”, finaliza Farias.

Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.