Encontro reuniu diversas autoridades ambientais, gestores públicos, profissionais e acadêmicos, para engajar as cidades ao tema


Um marco para o paisagismo pernambucano! No último fim de semana, nos dias 27 e 28 de abril, Serra Talhada recebeu o III Seminário e o I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, com sucesso de público e inscrições esgotadas com uma semana de antecedência. Com o tema “A Arborização como Instrumento de Inclusão Socioambiental e Qualidade de Vida”, o evento atraiu diversas autoridades ambientais, gestores públicos, profissionais e acadêmicos, para engajar as cidades ao tema e promover o fortalecimento da temática nas pautas municipais – aproximando também empresas e a população. Estiveram presentes participantes de 31 cidades e seis estados (PE, AL, PB, BA, SP e RN), debatendo a importância do planejamento urbanístico e infraestrutura verde para a construção de cidades resilientes.

Para a paisagista Érika Santana, presidente do fórum, a experiência foi muito positiva, com os participantes surpreendendo com o engajamento. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do evento. Além das pessoas que conseguiram se inscrever, ficamos com várias na fila de espera. A procura foi grande e nos deixou animados para possíveis novos encontros. Quero agradecer a todos que participaram e fizeram do evento um sucesso. Foi a realização de um sonho”, destacou.

Com palestras, painéis e mesas-redondas, o encontro foi realizado no auditório da Uninassau, no Shopping Serra Talhada, com organização da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada. Temas como ecosciência nas caatingas, inclusão socioambiental e influência das redes sociais na arborização foram discutidos. Ao fim do evento, foi plantada uma árvore, da espécie Craibeira, na Praça Sérgio Magalhães, principal do município.

O Presidente da SBAU, Sérgio Chaves, comemorou o resultado obtido e destacou a importância da arborização. “Estamos saindo de Serra Talhada extremamente felizes. Felizes não só pela participação ímpar do público, esgotando as inscrições, mas, também, porque testemunhamos as experiências trazidas pelos palestrantes de fora e também locais – apresentando o modelo de gestão que a cidade tem hoje. Nossa missão é avançar a arboricultura brasileira. Vou finalizar homenageando o paisagista Roberto Burle Marx, que diz: ‘é melhor uma sombra fresca embaixo de uma árvore, do que embaixo de uma marquise’. Muito obrigado a todos”, enfatizou.

Com seminários que já aconteceram também em Garanhuns e Araripina, a SBAU, que atua em todo o Brasil, deve levar esses encontros para outras cidades do Estado. No entanto, por conta do sucesso, não está descartada a possibilidade de outros eventos na Capital do Xaxado. Para mais informações, basta acessar o Instagram @sbau_br.