Curso será online, vai conter aulas ao vivo e disponibilizará e-book exclusivo. Atividades, que começam no próximo dia 6, serão orientadas pelo Flor da Vida Coletivo de Doulas e vão durar cinco dias.

Desconhecido por grande parte da população, o plano de parto é um instrumento eficaz e importante para quem busca garantir o direito a um parto seguro e saudável. E essa necessidade se amplia em tempos de pandemia. Para auxiliar grávidas nesse momento tão peculiar, o Flor da Vida Coletivo de Doulas lança na próxima segunda-feira (06) um curso online sobre como construir um plano de parto. As inscrições vão até o dia 3 de julho e as aulas acontecem de 6 a 10 de julho com direito a atividades ao vivo (pela internet), um e-book exclusivo e acompanhamento individual.

O curso será ministrado pelas doulas Luiza Falcão e Malu Moraes, do Flor da Vida Coletivo de Doulas, que desde o ano passado acompanha famílias na caminhada da maternidade e paternidade, indo do pré-natal até o pós-parto. Este é o segundo módulo do “Flor da Vida Explica”, iniciado no mês de maio com informações sobre fases do trabalho de parto. Estão previstos mais dois módulos ainda nesse semestre sobre amamentação e cuidados com o bebê. 

As atividades vão girar em torno da elaboração do plano de parto. Entre as orientações, informações sobre casos de indução, cesárea, direito ao acompanhante e as intervenções permitidas na criança após o nascimento. O curso também vai trazer o contexto da pandemia de Covid-19 e as alterações provocadas por ela em relação a hospital, precauções e informações técnicas.

As aulas serão on-line e ao vivo, com suporte diário para dúvidas, material exclusivo, modelos de plano de parto e consultoria especializada. O investimento é de R$ 50,00 (individual) e R$ 80,00 (casal), tendo como formas de pagamento via transferência, boleto, Picpay, em espécie ou através de cartão de débito ou crédito.

Temas do curso:

• O que é um plano de parto?

• Dicionário de procedimentos no parto (e-book exclusivo)

• Como fazer um plano de parto completo (parto normal, indução, cesárea, domiciliar, hospitalar)

• Realidade dos hospitais e parto na pandemia

• Consultoria e revisão individual de plano de parto,

ENTENDA COMO FUNCIONA O COLETIVO DE DOULAS

O coletivo é fruto da união de três doulas profissionais com a proposta de ofertar tanto o atendimento individual, como o coletivo, que torna mais acessível o acompanhamento das gestantes em condições financeiras mais instáveis. As doulas atuam antes, durante e depois da mulher dar à luz, com apoio psicológico e técnicas para alívio da dor não-farmacológicas (sem uso de remédios), auxiliando a família a viver experiências positivas no nascimento de seus filhos. 

QUEM FAZ O COLETIVO –  

Itamisse Ferreira: formada doula em 2013, atua há mais de cinco anos e é consultora em aleitamento materno, reikiana e acupunturista.  

Luiza Falcão: formada doula em 2016, apoiadora em aleitamento, aromaterapeuta em formação e reikiana. É também jornalista e colaboradora do portal Casa da Doula.

Malu Moraes: formada em 2017 como Doula, trabalha também com educação perinatal, massagens indianas para gestantes, amamentação e Reiki.