O mundo natural exerce uma atração singular em alguns protagonistas do cinema. Ingênuos, esses aventureiros descobrem, ao longo de suas jornadas, que a natureza é indomável e hostil. Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI apresenta, a partir desta sexta, 5 de abril, a coleção Na Natureza Selvagem, que reúne filmes em que a natureza pode oferecer perigo ou transcendência, sem permitir concessões.

O documentário O Homem Urso, de Werner Herzog, chega para completar a coleção, composta pelos já disponíveis Memória, de Apichatpong Weerasethakul, Planeta Solitário, de Julia Loktev, First Cow, de Kelly Reichardt, e O Regresso, de Alejandro Iñarritu. A natureza selvagem é o denominador comum a essas produções, numa atuação muito além de apenas uma paisagem ou personagem coadjuvante.

Confira a coleção:

O Homem Urso (2005)
Premiado em Sundance, o documentário de Werner Herzog (A Caverna dos Sonhos Esquecidos) acompanha o naturalista autodidata Timothy Treadwell, que se autoproclamava protetor dos ursos pardos. Viveu alguns verões desarmado, nas montanhas do Alaska, em busca dos ursos, com métodos considerados por especialistas como equivocados, presunçosos e muito perigosos. Ele morreu em 2003, após o ataque de um urso.

Memória (2021)
No drama de Apichatpong Weerasethakul (Tio Bonnmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas), uma orquidófila escocesa, Jessica (Tilda Swinton, A Voz Humana, Amantes Eternos) vai à Bogotá visitar sua irmã. Certa manhã, é acordada por um estrondo com um som assustador que a deixa sem dormir e lhe provoca questionamentos. Depois de fazer amizade com uma arqueóloga, viaja ao local de uma escavação. Isolada numa aldeia na selva colombiana, Jessica busca entender a fonte de seu tormento. Vencedor do Prêmio do Júri, em Cannes.

Planeta Solitário (2011)
Neste suspense da russa-americana Julia Loktev (Day Night Day Night), o casal Alex (Gael Garcia Bernal, Cassandro, Presos no Tempo) e Nica (Hani Furstenberg, A Lenda de Golem) estão numa viagem ao estilo mochilão pela Europa Oriental. Na Geórgia, contratam um guia para encarar uma trilha. Os três caminham por horas, compartilhando histórias, até que um passo em falso põe em xeque algumas certezas e limites do casal. Reconhecido como Melhor Filme no festival de Istambul e com o prêmio do Júri no AFI Fest.

First Cow (2019)
Dirigido por Kelly Reichardt (Movimentos Noturnos, Wendy e Lucy), o filme é ambientado em 1820 e acompanha o cozinheiro Cookie Fogowitz (John Magaro, Carol, Vidas Passadas) em uma viagem ao Oregon. Lá, ele conhece um imigrante chinês, King Lu (Orion Lee, Sem Trégua), que também está em busca de ganhar dinheiro. Os dois se unem num esquema para roubar leite da única vaca local.  O aclamado faroeste moderno conta uma história emocionante e gloriosa sobre amizade e pequenos crimes no Velho Oeste.

O Regresso (2015)
No premiado thriller de sobrevivência dirigido por Alejandro González Iñárritu (Birdman, Amores Brutos), o caçador Hugh Gless (Leonardo DiCaprio, Titanic, Assassinos da Lua das Flores) busca se vingar de seu amigo, que o largou para morrer na floresta após ter sofrido um ataque de urso. O filme rendeu três estatuetas no Oscar® 2016, o tão aguardado prêmio de Melhor Ator ao DiCaprio, Melhor Direção ao Iñárritu e Melhor Fotografia ao Emmanuel Lubezki pela paisagem deslumbrante e filmagem em uma única tomada.

Na Natureza Selvagem
Uma coleção MUBI
mubi.com

SOBRE A MUBI

A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.

MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning; Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross. As coproduções da MUBI incluem o filme de Michel Franco, Memory, estrelando Jessica Chastain e Peter Sarsgaard; Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve, estrelando Léa Seydoux; Farewell Amor, de Ekwa Msangi, vencedor do prêmio Sundance; e Meu Legionário, de Rachel Lang.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.

Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.