Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo a Instituição, até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 5 (18,9%) são obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso.
Entendendo que não se pode olhar este problema de maneira isolada e utilizando a tecnologia a serviço da saúde, onde o paciente poder conhecer uma nova forma de atingir e manter a boa forma física, Pernambuco acaba de ganhar a Clínica Impetus, que chega inicialmente a cidade de Caruaru, e depois à capital pernambucana, com a proposta de aliar saúde, bem estar e alta performance.
Sob o comando dos cirurgiões bariátricos Guilhermino Nogueira e Guilherme da Conti, a nova clínica propõe uma transformação em saúde para o paciente que sofre com obesidade e conseguiu tomar a difícil decisão de se tornar mais saudável. Para isso, ele terá ao seu dispor uma equipe multidisciplinar formada pelos dois cirurgiões, educador físico, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, que juntos irão trabalhar o controle da obesidade. “ O paciente obeso que decide ir ao consultório, chega cansado do efeito sanfona, do preconceito e das inúmeras dietas pelas quais já passou. Todo obeso está em processo de adoecimento. Existe um estado de inflamação e as doenças estão sendo construídas. É uma doença crônica, complexa, de várias causas e que as vezes não basta só a força de vontade”, ressalta o cirurgião Guilhermino Nogueira.
Por isso, muito mais do que olhar o excesso de gordura ou padrão estético, a Clínica Impetus pretende aliar as diversas opções para emagrecer, com tecnologia a serviço da saúde utilizando o Eletrofit. Através da eletroestimulação, o método, importado da Alemanha e voltado para todos q ue desejam uma melhor qualidade de vida, disponibiliza um colete com eletrodos que, através de exercícios, propõe a melhoria da performance do paciente, associado a ganho muscular.
“É importante destacar não se trata de estimulação muscular com o paciente em repouso, mas como não há sobrecarga, o Eletrofit tem a possibilidade de auxiliar um público-alvo que tem limitações musculares, como por exemplo, os idosos. Importante destacar que neste caso, não iremos tratar unicamente os obesos. O Eletrofit é voltado para todos aqueles que desejam melhoria da forma física”, enfatiza o cirurgião Guilherme da Conti.
Durante o exercício físico, a simulação do peso é feita através do colete e da contração muscular, onde o paciente faz força contrária a esse peso. É um treino rápido, de 20 minutos, onde o usuário performa como se tivesse ido de três a quatro vezes à academia.
Os interessados em conhecer o método e que desejam marcar uma consulta, podem acompanhar o lançamento da unidade pelas redes sociais facebook.com/impetussaude e @impetus.saude .