Especialista explica que produto possui diversas aplicações na odontologia, mas não recomenda a utilização sem orientação profissional
O sorriso tem sido cada vez mais valorizado na sociedade. De acordo com uma pesquisa da Technavio, o mercado global de clareamento dental deve registrar um crescimento de 840 milhões de dólares até 2024. Essa tendência tem sido impulsionada, principalmente, pela grande popularidade do procedimento entre celebridades e influenciadores. Uma busca rápida na internet permite encontrar uma série de receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos. Porém, os especialistas alertam que a prática exige cuidados.
Laís Munari é professora de odontologia laboratorial no Centro Universitário Newton Paiva . Ela explica que, com o tempo, o esmalte dos dentes se desgasta e faz com que o tecido interno – chamado dentina – fique mais visível. Além disso, fatores externos também contribuem para esse processo, como o consumo constante de açaí, café e alimentos com grandes concentrações de corantes artificiais. Para obter, novamente, a coloração natural dos dentes, existem vários tipos de produtos que podem ser utilizados, como o gel clareador.
Na busca por dentes mais brancos, muitas pessoas acabam optando por realizar o procedimento em casa, utilizando bicarbonato de sódio. Mas, segundo Laís, a eficácia deste produto é bastante variável. “Em concentrações específicas e quando associado a produtos odontológicos, como dentifrícios ou agentes clareadores, o bicarbonato de sódio se mostra efetivo na remoção de manchas extrínsecas. No entanto, esse não é o caso dos produtos comercializados em farmácias e supermercados”, explica Lais.
A especialista explica ainda que não são todas as pessoas que podem utilizar o produto. “No caso de pacientes com doenças sistêmicas que comprometem o metabolismo de sódio e potássio, existe a possibilidade de o bicarbonato interferir no tratamento. Por isso é importante que o cirurgião-dentista participe da escolha dos produtos mais adequados para cada paciente e realize supervisão ao longo de todo o tratamento”, afirma a professora da Newton Paiva.
Outras aplicações
Apesar de não ser o mais indicado para o procedimento de clareamento, Lais ressalta que o bicarbonato de sódio é importante para a odontologia por possuir inúmeras outras aplicações. Segundo ela, o produto pode ser utilizado na prevenção de lesões cariosas e doença periodontal, devido sua propriedade bactericida; limpezas de próteses totais e removíveis; tratamento de mucosite em pacientes irradiados por câncer; profilaxia antes de exame clínico e moldagens; halitose; e ainda favorece a osteointegração de implantes.
Sobre o Centro Universitário Newton Paiva
Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.
Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.