Já está disponível no serviço de streaming Star+ a série A Outra Garota Negra, adaptação do  livro homônimo da autora Zakiya Dalila Harris, publicado pela Intrínseca. Zakiya assina o projeto como co-roteirista e produtora-executiva, ao lado de produtores de títulos como O Ódio que Você Semeia, Narcos e Sense8.

A autora da obra trouxe sua vivência de trabalho no mercado editorial para escrever seu romance de estreia, que mescla drama psicológico, terror e sátira. A série, assim como o livro, aborda temas como privilégio, racismo e gênero em uma narrativa com leves toques de humor e ingredientes de thriller.

Lançado em 2021, A outra garota negratraz uma história instigante repleta de personagens que incorporam os preconceitos enraizados na sociedade. Com uma originalidade marcante, a obra de Zakiya Dalila Harris é apontada como uma mistura dos filmes O Diabo Veste Prada e Corra!, desvelando particularidades da competitiva indústria editorial e trazendo à tona discussões identitárias, ao expor questões que estão no centro do debate atual sobre o “ser negro” em um mercado de trabalho excludente.

Considerado pelo jornal britânico The Independent “uma sátira mordaz sobre raça e o ambiente de trabalho”, A outra garota negra tem como protagonista a assistente editorial Nella Rogers, a única funcionária negra da editora Wagner Books. Quando já não aguenta mais se sentir deslocada na empresa, o destino parece enfim presenteá-la com uma aliada: Hazel, também uma garota negra, é contratada e passa a trabalhar na baia ao lado da sua. Porém, à medida que Hazel ganha influência e atenção no escritório, Nella vai se sentindo deixada de lado.

A reviravolta ocorre quando bilhetes misteriosos começam a aparecer em sua mesa, com um aviso: SAIA DA WAGNER. AGORA. Sem saber quem está por trás das mensagens hostis, Nella entra em uma espiral de obsessão e paranoia. E conforme outras situações desconfortáveis passam a dominar seus dias, a jovem vê sua rotina ser tomada por um clima de pesadelo e percebe que pode haver muito mais em risco do que apenas sua carreira.

Zakiya Dalila Harris faz ecoar a voz de muitas mulheres negras que logo percebem não ser suficiente ter um diploma, conseguir um bom emprego e se portar da maneira correta para conquistarem um lugar na sociedade. Inteligente e fora do comum, o romance apresenta uma crítica social necessária e uma trama capaz de envolver os leitores em uma onda de expectativa até o fim.

“Um O Diabo Veste Prada mais ousado e emocionante, que explora privilégio e racismo.”
The Washington Post

“Uma sátira mordaz sobre raça e o ambiente de trabalho.”
The Independent

Foto: Nicole Mondestin

ZAKIYA DALILA HARRIS nasceu em Connecticut. Formada em escrita criativa, publicou trabalhos em veículos como Guernica e The Rumpus e atuou por quase três anos no mercado editorial antes de escrever seu romance de estreia, A outra garota negra. Atualmente mora no Brooklyn, em Nova York.

Foto: Divulgação

A OUTRA GAROTA NEGRA, de Zakiya Dalila Harris

Editora Intrínseca
Tradução: Flávia Rössler e Maria Carmelita Dias
Páginas: 384
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 46,90