O evento será realizado em novembro durante a Campus Party Brasil 2022
De 11 a 15 de novembro, a CESAR School estará presente numa das maiores competições de robôs do Brasil. Participarão da competição, o professor Erick Simões, o colaborador Diogo Lacerda e os estudantes de graduação Luiza Omena e Carlos Eduardo Cavalcanti. O evento acontecerá pela primeira vez durante o festival de tecnologia, Campus Party Brasil 2022, no pavilhão de Exposição do Anhembi.
Com o objetivo de incentivar estudantes a desenvolverem novas tecnologias, a RoboCore Experience promove ainda um espetáculo de disputa entre robôs em categorias como Combate de Robôs, Seguidor de Linha, Sumô, Hockey, Futebol, Artbot, Trekking Indoor, entre outras. Em 2018, a RoboCore contou com mais de 1300 competidores e 540 robôs, produzindo o maior evento de combate de robôs do mundo.
“Para a CESAR School, as competições de robótica são muito importantes para definirmos objetivos e prazos para as pesquisas aplicadas que desenvolvemos. Esses desafios trazem a necessidade de desenvolvimento em áreas específicas como a robótica e estimula o engajamento dos estudantes. Esse tipo de ação é muito pertinente com nosso trabalho de formação baseado em PBL, uma metodologia de ensino baseada em problemas”, explica o professor da CESAR School, Henrique Foresti. O robô que está sendo desenvolvido pela CESAR School para participar da categoria Seguidor de Linha conta com restrições importantes no seu desenvolvimento.
“O tamanho reduzido e baixo peso são importantes para a velocidade e baixo consumo da bateria, mas para ter potência, os motores não podem ser tão pequenos e a bateria precisa ser capaz de armazenar uma carga relevante. Além disso, as rodas que têm o núcleo impresso em 3D com borrachas precisam ser muito bem construídas para proporcionar uma boa aderência ao solo. Para leitura da linha que define o percurso do robô, é utilizado um array (matriz) de sensores infravermelho”, completa Foresti.