Estação nasceu no REC´n´Play para unir a tecnologia à arte, cultura, educação e sociedade

Durante a quarta edição do REC’n´Play 2022, festival de conhecimento que reuniu, mês passado, mais de 40 mil pessoas em quatro dias de evento no Recife, uma nova plataforma de colaboração e transformação digital foi lançada pela CESAR School, escola de inovação do CESAR. A Buzzstation é um projeto inovador que conecta arte, cultura e tecnologia a pessoas, programas de formação, universidades e grupos de pesquisas. Tudo isso, a partir da experimentação de ferramentas tecnológicas que são utilizadas como manifestações artísticas e para a transformação social, sobretudo de estudantes de rede pública. O Buzzstation acopla empresas e estimula o surgimento de startups; além de encaminhar estudantes para oportunidades de trabalho o que pode reduzir a falta de profissionais qualificados na área de tecnologia.

A Buzzstation foi pensada e criada por pessoas de referência no campo da arte, cultura, inovação e do movimento maker. Dentre os 24 convidados para ação que foi conduzida por Marcello Bressan, futurólogo  e também professor da CESAR School, destaque para os nomes de Neilton Carvalho, artista visual, eletrônico e musical; Maria Eduarda Oliveira, desenvolvedora, empreendedora e campeã nacional de robótica; Rute Pajeú, produtora cultural; Marcos Egito, educador, militante e ativista de programação, robótica e software livre; Pedro Jorge e Julia Dias, empreendedores da equipe Maracatronics de robótica; Ruben Benante, professor e assessor de relações internacionais da POLI (UPE); Maciel Salu, rabequeiro, mestre de maracatu rural, brincador de cavalo marinho e ativista da cultura popular; Clécio Lima, da Robolivre; e Mestre Mago, do Centro de Capoeira São Salomão.

“O resultado da ideação e o lançamento do bit fundamental da Buzzstation contou com a presença de ilustres convidados, como Maria Thereza Rodrigues, desenvolvedora; Tarciana Portella, jornalista e produtora cultural; Paulo André, produtor do Abril pro Rock e escritor; Maria Luiza Vasconcelos, especialista em cibersegurança, e André Felipe Araujo, do Robolivre”, completa o professor Henrique Foresti da CESAR School.

A plataforma Buzzystation versa entre os universos físico e digital. O bit fundamental da estação por ser atemporal, dá suporte não só à rede que está sendo desenvolvida, mas a uma comunidade que já realizou transformação social com a robótica em milhares de jovens com projetos reconhecidos, implantados com importantes instituições como Instituto Conceição Moura, Instituto Shopping Recife, Softex, Prefeitura do Recife, Instituto JCPM, Colégio de Aplicação da UFPE, EDUMATEC, Colégio Apoio, CNPq, Facepe, Prêmio Gol Novos Tempos, Olimpíada Brasileira de Robótica, Federação Pernambucana de Robótica, dentre muitos outros.  

Como começou – A iniciativa foi idealizada pelos professores da CESAR School, Henrique Foresti, Leo Falcão, e executada com a ajuda de Marcello Bressan. A narrativa que fundamenta a ação se iniciou há cerca de seis anos, tendo como marco catalisador a Campus Party, em São Paulo.