A arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde ou eco-arquitetura, é uma abordagem de design que visa minimizar o impacto ambiental das edificações ao longo de todo o ciclo de vida, desde a concepção até a demolição.
Nessa categoria, são utilizados diversos tipos de materiais que promovem uma maior eficiência energética e reduz o impacto ambiental da construção. Sempre atenta às práticas de sustentabilidade, a Cerbras, empresa cearense referência nacional em pisos e revestimentos de alto padrão, produz porcelanato considerado 46% sustentável, reutilizando pó de granito coletado durante a extração e que seria descartado pelas indústrias parceiras.
Segundo o arquiteto Luiz Deusdara, que neste ano participará pela quarta vez da CASACOR Ceará, assinando sete ambientes: “a escolha dos materiais na arquitetura sustentável visa não apenas a redução do impacto ambiental durante a construção, mas também ao longo do ciclo de vida do edifício, otimizando o uso de recursos naturais e proporcionando o bem-estar das pessoas e do planeta”.
O profissional reforça, que nesta edição da mostra cearense, irá utilizar modelos de diversos padrões e tamanhos. “Hoje, a Cerbras produz porcelanatos com a mais alta qualidade e é uma alegria para todos nós arquitetos termos, aqui no estado, uma indústria com esse nível de excelência. A ideia para a CASACOR deste ano, é utilizar um piso com paginação dinâmica, propiciando ao usuário a sensação de estar caminhando por uma obra de arte”, ressalta.
O arquiteto destaca alguns dos materiais mais comuns utilizados na arquitetura sustentável, que incluem: madeira de reflorestamento, concreto, vidro e metais reciclados; isolamentos naturais; tintas e acabamentos ecológicos; materiais de construção modular; materiais de terra crua e tecnologias sustentáveis integradas.
“A adoção da arquitetura sustentável é um compromisso com o presente e com as futuras gerações. A natureza é a nossa melhor professora, ao observar os seus padrões, podemos criar edificações mais resilientes e eficientes, que dialogam com o ambiente natural. É hora de repensar a forma como construímos e habitamos a Terra”, conclui Deusdara.
Sobre a Cerbras
Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão, figurando entre as maiores do país. A nova linha de produção da empresa desenvolve porcelanatos em grandes formatos, nos tamanhos 94,5 × 94,5, 1,20 × 1,20 e 60 × 1,20. No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial, e reaproveitamento de ar quente. Além disso, é pioneira na utilização do Biogás nos processos de produção.