A instituição filantrópica, localizada no bairro da Várzea, há quase um século é referência de moradia e proteção integral para idosas. A comemoração será na terça-feira (22) com arraiá entre as moradoras e funcionários. 

O Centro Geriátrico Padre Venâncio (CGPV), localizado na avenida Afonso Olindense, no bairro da Várzea, zona oeste do Recife, completa, nesta quinta-feira (17), 93 anos. A celebração será na próxima  terça-feira (22) com uma programação mais simples como um arraiá, apenas para as moradoras e funcionários. Entre as atividades, a animação vai contar com decorações temáticas, comidas típicas e lives de parceiros como Francisco Lima. 

As comemorações que o dia pede ainda não poderão ser à altura de um dos abrigos mais antigos e importantes do estado de Pernambuco. Por causa da pandemia, a casa, que oferece moradia e proteção integral há quase um século, para mulheres da terceira idade, contará com uma celebração mais restritiva. “Além de poucos recursos, seguimos tendo todos os cuidados que o atual momento pede, principalmente, por se tratar de um grupo de risco. No entanto, achamos um jeito de não deixar a data passar batida”, diz Angélica Pessoa, gestora da unidade. 

Para festejar, o dia vai contar com lanches na parte da manhã, caracterização temática e uma quadrilha. “Vamos vesti-las de matutas e promover uma pequena quadrilha, pois algumas não enxergam, nem escutam direito, além de apresentarem um certo tipo de mobilidade reduzida. As músicas ficarão por conta do cantor Francisco Lima, que se dispôs fazer uma live da casa dele, com um repertório diversificado, trazendo canções antigas, da época delas, além das canções juninas” explica Angelica. 

Atualmente, o CGPV abriga 40 idosas, apenas do sexo feminino, em diversos graus de dependência, que se encontram sem referência ou em situação de ameaça, violência, negligência ou abandono. O local é gerido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e oferece diversas atividades como fisioterapia, fonoaudiologia, serviço de enfermagem, serviço de nutrição (com as seis refeições diárias), serviços de lavanderia, serviço social, apoio religioso, atividades de lazer, cultural e lúdica. Todos eles acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos. 

No entanto, é importante lembrar que o Centro Geriátrico Padre Venâncio faz parte de uma instituição filantrópica e depende de doações. “Sempre precisamos de material de higiene pessoal como sabonete líquido, shampoo, hidratante. Mas, no momento mesmo, estamos precisando muito de fraldas tamanho M e G, além de um jogo de basquete, para elas trabalharem a parte motora”, relata. 

O local também precisa de outras doações como material de limpeza: desinfetante, detergente, sabão em pó, água sanitária e lixeira.

Serviço: 

Onde: avenida Afonso Olidense, 1764 – Várzea 

Quando: terça-feira, 22 de junho, às 9h

Telefone: 81 3271-0352