A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), que já funciona há 40 anos na Europa formando profissionais da área de saúde, chega ao Brasil e abre sua primeira filial em Jaboatão dos Guararapes. A instituição, que será comandada no país por um grupo de sócios portugueses e brasileiros, iniciará suas atividades em abril com a CESPU Técnico, oferecendo aos pernambucanos o curso técnico em enfermagem. 

Segundo o diretor da CESPU Europa, o português Miguel Martins, o estado foi escolhido por ser um dos maiores polos de saúde do Brasil. “Além disso, Pernambuco é o primeiro polo de saúde do Norte e Nordeste, geograficamente mais próximo da Europa. Isto oferece condições únicas para a formação em ambiente real de trabalho de profissionais com excelência na área de saúde, além de facilitar a mobilidade interinstitucional”.  

Com um ensino de qualidade internacional, a CESPU Técnico já está com inscrições abertas. O curso terá um período de duração de dois anos e tem 50 vagas disponíveis na sua primeira turma.  As aulas serão presenciais e, inicialmente, durante o período noturno. Para as cadeiras práticas, a instituição fez parcerias com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e diferentes unidades de saúde do município, como as Unidades de Saúde da Família, os Hospitais Memorial Guararapes, Memorial Jaboatão e o Nossa Senhora de Lourdes. 

Segundo a secretária de saúde de Jaboatão, Zelma Chaves, a chegada inicialmente da CESPU Técnico na cidade é um marco importante, não só para a educação, mas também para a saúde do povo jaboatonense. “A chegada da CESPU em Jaboatão dos Guararapes é um avanço. Pensando na questão ensino/serviço, isso traz um benefício, não só do ponto de vista de aprendizado para o aluno, mas em ensino e benefício para a comunidade. Esse entorno da instituição irá ganhar muito com a chegada da CESPU. Vemos uma estrutura moderna, ampla e humanizada. Voltada não só para a necessidade do corpo docente, mas para o corpo de alunos e para a população”.

Foto: Édipo Gomes

Com um investimento de R$7 milhões, a estrutura do centro de ensino ocupa um espaço de 4 mil metros quadrados e oferecerá aos seus alunos conforto, tecnologia e inovação. Os estudantes terão à disposição laboratórios de anatomia, habilidades, que envolvem práticas diárias de uma enfermaria; informática, além de uma biblioteca. Inclusiva, a instituição tem toda a sua sinalização interna também em libras, equipamentos tecnológicos voltados para cegos, pessoas com baixa visão e deficientes auditivos; rampas e espaços especiais nas salas de aula para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de banheiros voltados para o público LGBTQIAP+. 

Empregos – A CESPU chega a Pernambuco oferecendo mais de 100 vagas de emprego diretos e indiretos. Para compor seu corpo docente, a instituição fará um processo seletivo, que resultará na contratação inicial de 20 professores formados na área de saúde.
 “A chegada da instituição no Brasil, é um investimento na educação e preparação de ainda mais profissionais formados e capacitados para atuar na saúde, que vem contribuir ainda mais com Pernambuco”, afirma Yara Falcão, sócia da CESPU Brasil.