Podcast Forró de Candeeiro é mais um projeto do espaço que há dois anos promove ações de valorização e resgate das tradições locais

Consolidado como um espaço de arte, música e vivências sensoriais, o Centro Cultural Galeria Suassuna, em Apipucos, em celebração aos seus dois anos de funcionamento, acaba de lançar mais um produto para o seu público. Trata-se do Podcast Forró de Candeeiro, programa disponibilizado no Youtube com entrevistas quinzenais, com foco na valorização das tradições locais.

O Podcast Forró de Candeeiro é apresentado pela produtora cultural Magda Suassuna e o sanfoneiro Cezzinha, oportunidade que recebem convidados da cena cultural do estado e do país. Já são duas edições no ar, a primeira, com uma conversa com Terezinha do Acordeon e o Raymundo Campos e o segundo com Patrício do Acordeon e Lenilson Filho.

Ao longo desses dois anos de funcionamento, o espaço permite aos visitantes conhecer elementos do movimento armorial, exposições de obras de artes e uma vivência musical intimista, com o público acompanhando o show bem ao lado dos artistas. Logo na chegada, todos são impressionados pela recepção com 200 candeeiros, que dão luz aos ambientes da casa.

O projeto musical, intitulado de Forró de Candeeiro, é comandado pelo sanfoneiro Cezzinha, que explora em cada apresentação os comportamentos rítmicos e artísticos nordestinos. Nesse período de funcionamento, nomes locais e nacionais já passaram pela casa, entre eles, Renato Teixeira, Terezinha do Acordeon, Geraldinho Lins, André Rio, Som da Terra, Charles Theone, Maciel Melo, Cristina Amaral, Gerlane Lops, Petrúcio Amorim, Santana e Nando Cordel.
Os ambientes

O Centro Cultural Galeria Suassuna reúne um rico acervo com exposições de artes e elementos armoriais. Vários móveis proporcionam uma verdadeira viagem no tempo, objetos esses, guardados como herança de uma história de vida da curadora Magda Suassuna com o seu pai e sua família.

Ainda entre as ambientações, foram criados muitos locais com objetos e peças adquiridas por Magda. Exemplo disso acontece com luminárias, brinquedos e elementos circenses, que constam na parte externa da casa. Já nos corredores internos, cristaleiras, mais imagens circenses e de símbolos armoriais, além de muitos elementos de nossa cultura.

Chegando no primeiro andar, são mais três cômodos e uma varanda. No primeiro quarto, muitos móveis rústicos e símbolos que remetem ao sincretismo religioso. No segundo, uma verdadeira viagem no tempo de como era um armazém de interior, traços que foram lembrados pela vivência de Magda Suassuna na infância em Taperoá, local em que seu avô por parte de mãe vendia produtos.

Já no último ambiente, um resgate ao tempo de criança. São brinquedos que marcaram épocas de várias gerações. Carros de madeiras, bonecas de pano, bolas de gude, pipas, elementos folclóricos e ainda uma sequência de cordel.

Podcast Forró de Candeeiro

youtube.com/@CentroCulturalGaleriaSuassuna