Conectando o charme dos trabalhos manuais, da alfaiataria brasileira com os produtos jeanswear, a Cápsula #2 cria um editorial com as flores como elemento unificador.
Com a proposta de explorar três temas centrais: regionalismo, processos manuais e memória afetiva, a Cedro Têxtil apresenta a Coleção Cápsula #2 2024. Assinada por quatro estilistas: Eduardo Paixão, Érika Toniatti, Eva Queiroz e Rubens Avedanha, cada profissional trouxe sua visão única e cativante, com destaque para a valorização do trabalho manual e da forte presença das tradições regionais e afetivas construídas ao longo das suas histórias de vida.
As propostas mesclam a criatividade desses profissionais e a riqueza cultural de brasileira, com a versatilidade e as infinitas possibilidades de aplicação, texturas e lavanderia do jeans. Um dos estilistas da Cápsula #2 e gerente de Estilo e Marketing da Cedro, Eduardo Paixão, explica que, para esta coleção, foi conectado o charme do crochê, da alfaiataria brasileira com os produtos jeanswear e, dessa forma, surgiu a necessidade de um elemento que unificasse e conectasse todas as peças: as flores.
Segundo ele, as flores foram escolhidas para representar essa união entre a natureza, a memória afetiva e a sua presença constante em todos os tipos de manifestações artísticas. No Editorial de Moda, as flores não apenas compõem o cenário, mas também se incorporam aos looks, criando uma atmosfera de sonho e otimismo.
“Cada look da Coleção Cápsula não é apenas uma peça de vestuário, mas uma manifestação de sentimentos, culturas e técnicas que se encontram e se traduzem em moda. O resultado é uma coleção rica em significado, beleza e história, que promete encantar e surpreender quem a vivenciar. Elas trazem a sensação de algo vivo, pulsante, presente em cada detalhe da coleção”, ressalta o estilista.
COLEÇÕES CÁPSULA #2
Os temas regionalismo, processos manuais e memória afetiva, que têm “Flores”: o Elemento Unificador”, estão divididos nas coleções:
- “Memórias e Religião no Design”;
- “Regionalismo e Natureza no Vestuário”;
- “Tradições Brasileiras no Design de Moda”; e
- “O charme do Crochê e a Alfaiataria Brasileira”.
Na “Memórias e Religião no Design”, o estilista Eduardo Paixão optou por trabalhar intensamente com a memória afetiva, resgatando lembranças de infância ligadas à religiosidade. Guiado pelas celebrações religiosas do interior, o profissional criou look que faz referências ao Sagrado Coração de Jesus. O trabalho manual também se faz presente, por meio da renda, estabelecendo um elo entre o sagrado e a delicadeza dos processos artesanais.
O estilista Rubens Avendanha, responsável pela “Regionalismo e Natureza no Vestuário” se inspirou nos coletores de Sempre Viva, ícones de uma tradição única de Minas Gerais, para criar peças que exploram o trabalho manual e o regionalismo de forma marcante. A peça é completamente nervurada, imitando o caule dessas flores resilientes, e reflete tanto a beleza natural da região quando a complexidade dos processos manuais.
“Tradições Brasileiras no Design de Moda” é a coleção da estilista Érika Toniatti que trouxe à tona a riqueza do trabalho com a palha indiana, um material tradicionalmente utilizado no Brasil para mobiliário que agora foi adaptado para a moda. Sua peça combina essa palha com o jeans cru, criando uma estrutura inovadora que faz referência ao passado, mas, ao mesmo tempo, se insere em um contexto contemporâneo.
Já a coleção “O charme do Crochê e a Alfaiataria Brasileira” de Eva Queiroz por sua vez, mistura a elegância da alfaiataria com a suavidade do crochê, um trabalho manual delicado e característico da cultura brasileira. Sua proposta traz uma saia balonê que confere volume e equilíbrio, criando um contraste visual interessante e, ao mesmo tempo, harmonioso com o toque artesanal do crochê.
O Editorial Cedro Cápsula #2 2024 e o conceito de cada look criado pelos estilistas podem ser acessados e baixados pelo link: xxxxxxxxx
Cápsula
As Coleções Cápsula fazem parte de um projeto que, há três anos, valoriza jovens talentos brasileiros que estão despontando na moda nacional, em diferentes regiões do país. A cada edição, desse hub criativo da moda, novos nomes são selecionados, abrindo espaço e dando total liberdade de criação para que esses profissionais mostrem seus trabalhos.
Sobre a Cedro Têxtil
Com mais de 150 anos de mercado, a mineira Cedro Têxtil é uma das principais indústrias têxteis do Brasil, líder de mercado no país e na América Latina (na qual está presente em quase todos os países) e a única de capital aberto no setor. Sua carteira é composta por mais de 4 mil clientes e muitos deles compram da Companhia há mais de quatro décadas.
Seu portfólio de produtos é dividido em duas linhas: Jeanswear e Workwear. Com escritório-sede em Belo Horizonte, a Companhia possui quatro fábricas em Minas Gerais: Sete Lagoas (tecidos), Caetanópolis e Pirapora (fios e fibras).
A Cedro utiliza 100% de algodão nacional e, hoje, emprega mais de 3,2 mil colaboradores, muitos de famílias que estão na empresa há quatro gerações.