A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim, implantou recentemente o Programa Votorantim Pela Infância e Adolescência (VIA) no município de Itapissuma (PE). A iniciativa, voltada para elevar a qualidade de vida de jovens por meio de capacitações técnicas e apoio institucional, visa fortalecer tanto o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) quanto a Rede de Proteção Social local.

O programa inclui uma consultoria técnica especializada e capacitações direcionadas aos profissionais do CMDCA. A consultoria fornece informações sobre as atribuições de cada setor, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As capacitações são voltadas aos membros do CMDCA e à Rede de Proteção Social da cidade, preparando os profissionais e outros atores do Sistema de Garantia de Direitos para a construção de estratégias de prevenção e atendimento à população infanto-juvenil.”

O lançamento do Programa VIA em Itapissuma reflete o compromisso da CBA com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde operamos. Acreditamos que investir no futuro das crianças e adolescentes é contribuir positivamente para o bem-estar de toda a sociedade. Ações sociais como essa desempenham um papel crucial na construção de um futuro mais inclusivo e próspero para todos e todas”, destaca Pedro Gabriotti, gerente-geral de operações da CBA Itapissuma.

Após a assinatura do termo de cooperação entre as partes envolvidas, foi realizada uma visita técnica para identificar os desafios e oportunidades do programa na localidade, para a construção de um plano de ação que auxilie na institucionalização e no fortalecimento do CMDCA local.

De acordo com Shirlley Ferreira de Albuquerque, presidente do CMDCA de Itapissuma, as expectativas para os resultados do VIA são grandes. “Precisamos estar fortes enquanto conselho para, consequentemente, fortalecer toda a rede de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, principalmente dentro dos segmentos da sociedade civil, como as associações. Dessa forma, enxergamos com grande satisfação a implantação do VIA em Itapissuma”, diz ela.

Sobre o VIA

Além de Itapissuma, o Programa VIA tem deixado sua marca em diversas comunidades pelo Brasil. Em municípios como Alumínio (SP), Araçariguama (SP), Barro Alto (GO), Chavantes (SP) e Muriaé (MG), o VIA tem impulsionado iniciativas que promovem a articulação entre setores, ampliam a compreensão dos direitos infantojuvenis e fortalecem a rede de proteção social.

Em Alumínio (SP), por exemplo, a evolução da Rede de Proteção Social resultou na realização da primeira campanha dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. O sucesso dessas iniciativas é um reflexo do compromisso da CBA e do Instituto Votorantim em fortalecer as comunidades onde atuam, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e adolescentes.

Somente em 2023, o Programa VIA proporcionou 258 horas de capacitação, impactou cerca de 42 mil jovens e viabilizou recursos significativos por meio de leis de incentivo e doações. A campanha “VIA Solidária” também mobiliza, anualmente, as comunidades, arrecadando recursos essenciais para apoiar iniciativas locais em prol da infância e adolescência.

Para mais informações sobre o Programa VIA e seu impacto nas comunidades, acesse o site: https://www.institutovotorantim.org.br/projetos/votorantim-pela-infancia-e-adolescencia-via/.

Atuação Social

Transformar as pessoas e as comunidades onde está presente é parte da essência da CBA. Por isso, a Empresa desenvolve projetos sociais em cinco pilares de atuação: Educação, Apoio à Gestão Pública, Dinamismo Econômico, Desenvolvimento Comunitário e Garantia de Direitos. 

As iniciativas são integradas e atendem à Estratégia ESG 2030 da Companhia, além de estarem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sempre em parceria com o Instituto Votorantim, organizações sociais, associações, cooperativas, lideranças comunitárias e os poderes Executivo e Legislativo. Ao estabelecer canais de diálogo e parcerias com as comunidades, a Empresa fortalece vínculos que trazem benefícios a todos os envolvidos. 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.