A temperatura na cozinha do restaurante Castelus, no Instituto Ricardo Brennand, aumentou ainda mais desde a última quinta-feira (22). É que o chef Abdo Vila Nova, que comanda a casa, vai dar início ao festival Fogo, onde todos os pratos são preparados na brasa. O menu fechado (R$89,90) oferece, no total, 10 criações entre entradas, principais e sobremesas.

A mini saladinha com queijo de cabra e maçã verde brullê é uma das entradas sugeridas. A combinação vem braseada sob pão da cas, com um toque de azeite e alho e maionese de sumagre. A terrine de chambaril com roty é outra sugestão de entrada. O prato ainda vem com tuille de farinha de mandioca, vinagrete de pimenta de cheiro braseada e zest de limão siciliano. A terceira opção de entrada é o polvo sob acelga e pasta de pimentão vermelho. Nesse, todos são braseados e tem alho confit acompanhando. O carpaccio de língua finaliza as sugestões de entradas. A carne é cozida lentamente no vinho e é servida com molho de mostarda defumado, brotos de girassol e couve-flor grelhada.


Para os pratos principais, o chef preparou mais quatro opções. O Beef Ancho acompanha jerimum na brasa com um toque de mel de gengibre, farofa de sementes e salada verde. Quem preferir um peixe, tem o camurim com purê de macaxeira defumada, servido com vinagrete, coco verde tostado, molho beurre blanc de coco e tapioca suflada. Outra opção de carne é o filet mignon de cordeiro. O corte acompanha roty de melaço de romã, caviar de quiabo e borghol com caldo de legumes tostados. Por fim, um suculento polvo cozido lentamente em fogo brando e finalizado na grelha é servido com um arroz feito com o caldo do próprio molusco, acrescido de lentilhas vermelhas, mousse de queijo de cabra e shiso.

De sobremesa, as surpresas vem por conta do abacaxi na brasa com infusão de chá preto do Ceilão, doce de leite da casa e suspiros. Mas também tem sorvete de frutas vermelhas braseadas sob creme de chocolate branco com água de rosas, terrinha de chocolate, escama de arroz com carvão e pétalas de oxalis.