Maior evento de arquitetura e decoração do estado, começa em outubro e vai ocupar o Complexo Niágara S.A., na Avenida Rio Branco
A CASACOR Pernambuco 2025 volta a ocupar um prédio histórico no Bairro do Recife, o Complexo Niágara S.A., de 4 de outubro a 30 de novembro de 2025. O imóvel de estilo eclético está situado numa localização privilegiada, com duas fachadas principais, uma voltada para a Avenida Rio Branco — via totalmente dedicada a pedestres — e outra para a Rua do Apolo. Com o tema “Semear Sonhos”, a edição instiga profissionais e o público a refletirem sobre o futuro das cidades e a necessidade de repensar o morar urbano, criando de espaços mais sustentáveis, coletivos e conectados com a natureza.
“Desde 2022, temos realizado a CASACOR Pernambuco no Bairro do Recife, sempre com esse propósito de reativar edifícios que fazem parte do nosso patrimônio histórico. Este ano, não será diferente, escolhemos o Complexo Niágara S.A. para receber a mostra. Essa ideia de sonho que motiva o tema deste ano está em sintonia com nosso desejo, nosso sonho, de ajudar a transformar o centro da cidade”, diz Isabela Coutinho, uma das diretoras da CASACOR Pernambuco. Os 2.630 m2 de área vão abrigar 36 ambientes.

Na busca por um novo espaço para a realização do evento, Isabela, junto com Gabriela Coutinho e Carla Cavalcanti (trio que comanda a CASACOR Pernambuco), encontrou o edifício na Avenida Rio Branco, que já estava em processo de restauro. “A localização do Complexo Niágara S.A. é bastante interessante, pela primeira vez estaremos na Rio Branco, essa via central do bairro, que desemboca no Marco Zero. Uma via peatonal, com um fluxo de pedestres grande. Achamos que era perfeito. Além disso, o complexo é formado por dois edifícios, o Niágara e o Aliança, que formam um bloco único e se comunicam internamente. Com isso ganhamos uma área enorme. Essa será a maior das edições realizadas no Bairro do Recife”, detalha Gabriela Coutinho, reforçando que, como nos anos anteriores, as operações de bar, restaurantes e lojas vão se concentrar no térreo, com entrada livre.
O processo de restauro do prédio, tombado pelo IPHAN, teve início com uma vasta pesquisa sobre a história do edifício que data do início de 1900, quando da grande intervenção urbana que marcou o Bairro do Recife e que foi inspirada no modelo parisiense de Haussmann. Há alguns anos, antes do Niágara ser abandonado e ir a leilão, o térreo era ocupado por uma loja de válvulas, o primeiro andar por escritórios de advocacia e contabilidade, e, no segundo pavimento, havia três apartamentos de moradia. No Edf. Aliança, o térreo também era ocupado comercialmente pela loja de válvulas, enquanto no primeiro andar funcionava um cabaré.
Segundo Karla Grimaldi, arquiteta responsável pela obra de restauração, o edifício tem características neoclássicas, mas é eclético, como a grande maioria das edificações da área. “Ele tem as colunas do neoclássico, a sua simetria, mas tem também elementos do rococó, do neogótico, grades do art déco, é uma grande mistura”, explica. Karla fez uma pesquisa detalhada na fachada dos edifícios para chegar à cor original dos edifícios: o Niágara tem um tom amarelo claro, enquanto o Aliança usa o azul.
As obras estruturais e da fachada foram iniciadas em janeiro e devem ser finalizadas em julho, quando o imóvel será entregue à CASACOR para o início das ações específicas para a mostra. “Para nós é uma alegria seguir realizando a CASACOR no Bairro do Recife, jogando luz sobre imóveis tão especiais, mas pouco conhecidos pelos recifenses. Ao longo desses anos mantemos uma parceria super interessante com o Recentro, com eventos como REC’n’Play. Enfim, temos certeza que teremos novamente uma edição incrível”, destaca Carla Cavalcanti. Ela lembra também que mais uma vez, numa parceria com Carlos Fortes, será feito um projeto luminotécnico para a fachada do prédio que ficará como legado para a cidade.
Com o lançamento do evento, e local e data definidos, começa agora o processo de seleção do elenco que vai participar da edição 2025.
Sobre a CASACOR
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. São vinte franquias espalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianópolis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e mais cinco internacionais: Miami, Bolívia, Equador, Paraguai e Peru.
CASACOR PE 2025
De 4 de outubro a 30 de novembro de 2024.
Complexo Niágara S.A. – Esquina da Av. Rio Branco e com a Rua do Apolo. Bairro do Recife.