Foto: Raquel Pinho

Na Casa de Bá, de Leo Romano, e no bar da CasaCor Goiás 2025, o Taberna de Época, estão exemplos de acabamentos produzidos exclusivamente para os ambientes. Indústria produziu série especial e vai atender demandas do consumidor após a mostra

A Casa Cor é um espaço de tendências, conceitos e mostra da arte e arquitetura que enche os olhos e aguça o sonho de muitos em poder desfrutar de ambientes exclusivos como os montados na exposição. Para a  edição 2025 em Goiânia, aberta até o dia 22 de junho, a Essence Acabamentos, presente em um total de nove ambientes da mostra,  viabilizou aos arquitetos o desenvolvimento de acabamentos exclusivos para seus projetos. Essa personalização é uma tendência que ganha força em Goiás, acompanhando um movimento de resgate da essência do natural e do artesanal na decoração.

A arquiteta e urbanista Fernanda Ferreira, head da Essence Acabamentos, explica que a loja de materiais de acabamentos de alto padrão atuou como facilitadora para a criação de materiais especificamente desenhados pelos arquitetos e desenvolvidos criteriosamente pela indústria para eles. 

Um  exemplo é a Casa de Bá, espaço assinado por Leo Romano, para o qual a empresa está fornecendo um revestimento cerâmico para o piso, desenvolvido com exclusividade para o arquiteto pela Del Favero, feito à mão, um a um. “Com a parceria da indústria, foi desenvolvido o piso Órbita 15×15 cerâmica Del Favero. Inspirado no Cobogó bumbá, é uma peça que foi desenhada com exclusividade para Casa Cor Goiás 2025. Foram 175 m², totalizando mais de 7 mil peças pintadas uma a uma”, destaca ela.

Já para o bar da Casa Cor Goiás, o Taberna de Época, assinado por  Flávia Araújo, Juliana Rezende e a Ednara Braga, também foi desenvolvido piso e revestimento específico para o projeto pela Szent e fornecido pela Essence.”É um produto cimentício, orgânico, com reagente que transformou o produto em cortem, trazendo semelhança com as tabernas da antiga europa”, explica Fernanda Ferreira. Segundo Fernanda, a proposta era criar um ambiente rústico, que remetesse às tabernas da Europa medieval. “Foram feitos diversos testes de reagentes no concreto para chegarmos às características do produto. Foram criados três formatos diferentes para seguir a paginação”, explica.

Fernanda explica que os acabamentos foram produzidos em uma série especial, que também poderão ser adquiridos pelo público que quiser ter as peças em sua residência. “A linha será comercializada exclusivamente por nós, da Essence, e ela estará disponível após o final da mostra”, diz Fernanda.

Do projeto para a casa

De acordo com Fernanda, mesmo fora do contexto das mostras de arquitetura, as indústrias que têm processo manual tem abertura para as colabs e desenvolvimento deste tipo de materiais personalizados. “Hoje, existe abertura da indústria em atender a pedidos personalizados, especialmente quando se trata de pisos e cobogós. Na Essence Acabamentos, levamos estas demandas dos arquitetos e consumidores aos fornecedores, que estudam a viabilidade de cada solicitação”, diz. 

A Essence Acabamentos é a loja de acabamentos premium do Grupo Soares e está presente em Goiânia e Jataí.  No total, a loja está presente em nove ambientes, sendo o espaço exclusivo da marca na CasaCor Goiás 2025, a Cabana Essence.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *