Foto: Gabriel Santana/Sedepe

Com a realização de palestras e orientações, a celebração do 1º aniversário reforça o compromisso do Governo do Estado em apoiar as mulheres no mercado de trabalho e no empreendedorismo

Celebrando o primeiro ano de funcionamento da Casa da Trabalhadora, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), realizou uma programação especial para o público feminino nesta quarta-feira (19). O evento aconteceu na unidade central, localizada na Rua da União, 293, Boa Vista, no Recife, e contou com atividades focadas em trabalho e empreendedorismo.

Inaugurada em março de 2024, durante o mês da mulher, a Casa da Trabalhadora oferece serviços de qualificação, apoio para o acesso a vagas de emprego, além de orientação para o desenvolvimento de carreiras e negócios, sempre com um olhar voltado para as necessidades e realidades do público feminino. Desde sua estreia, o espaço já atendeu cerca de 6,7 mil mulheres, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro, com destaque para os serviços voltados às mães, como a brinquedoteca e a sala de apoio à amamentação.

“Este é um grande momento, não apenas para a Secretaria, mas para todas as pernambucanas. Aqui, nós abraçamos as mulheres; elas participam de cursos de qualificação, são atendidas para busca por vagas de emprego, e podem trazer seus filhos durante esses atendimentos, porque a Casa da Trabalhadora é um espaço de acolhimento. Tudo isso reflete o Governo do Estado chegando mais perto de quem precisa. Estamos muito felizes com a marca de um ano de funcionamento deste projeto, que tem sido fundamental para promover a inclusão e o empoderamento da nossa população feminina”, afirmou Amanda Aires, Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco.

O evento contou com a presença da Secretária Estadual da Mulher, Juliana Gouveia, que parabenizou a SEDEPE pelo primeiro ano de atividade e do equipamento, destacando sua relevância. “Este espaço é muito importante para impulsionar a autonomia econômica das mulheres. Celebrar um ano desta casa é dizer que lugar de mulher é onde ela quiser. É indispensável seguirmos reunindo esforços e trabalhando em conjunto para fortalecer os direitos das pernambucanas”, declarou a gestora convidada.

COMEMORAÇÃO – A programação de aniversário incluiu a entrega de certificados para participantes de oficinas, orientação profissional e uma palestra sobre empreendedorismo feminino. Luana Karla Bernardo da Silva foi uma das usuárias presentes na ocasião. “Já utilizei vários serviços da Casa da Trabalhadora, onde fiz oficina de Drinques e Coquetéis com certificado, participei da Orientação Profissional com a psicóloga e atualizei meu cadastro para buscar vagas de emprego. Este é um espaço democrático e com atendimento bem humano, eu gostei muito”, relatou Luana.

A Casa da Trabalhadora é uma iniciativa pioneira no Brasil, idealizada pelo Governo de Pernambuco e validada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Localizada no Recife, ela é dedicada exclusivamente ao atendimento feminino, com uma estrutura que inclui brinquedoteca, fraldário, laboratório de informática, sala de aula e um Centro de Qualificação da Mulher, com cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e empreendedoras.

Além da unidade da capital, outra Casa da Trabalhadora foi inaugurada em Igarassu, na Região Metropolitana, também com foco na qualificação feminina e no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. Ambas as unidades oferecem qualificações alinhadas à demanda do mercado e às vocações econômicas locais, contribuindo para a formação de mulheres empoderadas e preparadas para os desafios do mundo do trabalho. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os cronogramas de oficinas podem ser consultados no site www.sedepe.pe.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *