Nesta segunda-feira, 19, o Magalu, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, chega a Recife e Olinda com a “Caravana Parceiro Magalu”. A capital pernambucana e a cidade vizinha são o terceiro ponto de parada da Caravana, que percorrerá o país com o objetivo de levar o pequeno comerciante para o mundo do comércio eletrônico. “Vender pela internet é um caminho sem volta, e todo empreendedor, de qualquer tamanho, pode e deve explorar as oportunidades do e-commerce”, afirma Leandro Soares, diretor de marketplace do Magalu. “As ferramentas já existem, são muito simples de usar, e o mais importante: elas ajudam a expandir os negócios”.
Recife e Olinda foram escolhidas pela área de inteligência de negócios do Magalu pelo grande potencial de digitalização de seus varejos. No Brasil, são cerca de 6 milhões de CNPJ do setor do comércio, mas apenas 300 mil trabalham no e-commerce.
Na próxima semana, os varejistas da capital e cidades vizinhas poderão procurar a “Carreta Magalu”, um caminhão equipado com computadores e ar-condicionado, que ficará estacionado no Pátio do Carmo, em Recife, com uma equipe treinada para tirar todo tipo de dúvida sobre como vender pela internet.
A visita à carreta vale também para o comerciante informal, interessado em tirar o CNPJ. Lá, ele poderá fazer o registro na hora, junto com a equipe da Associação Comercial do município e do Sebrae, que estarão trabalhando em parceria com o Magalu. Um representante da prefeitura também estará à disposição para informar o visitante sobre o programa de microcrédito do município.
Além disso, qualquer varejista interessado em vender no marketplace da companhia pode procurar uma das 33 lojas do Magalu na região — só na capital são 14 — e obter informações sobre como se cadastrar via Parceiro Magalu. As lojas físicas, inclusive, têm sido as grandes responsáveis pela chegada de novos empreendedores à plataforma de vendas pela internet. A cada 10 novos varejistas do marketplace Magalu, seis são cadastrados por funcionários de lojas físicas.
Grande Feira do Empreendedor
Na quarta-feira, dia 21, a partir das 12 horas, acontece o ponto alto da Caravana, a grande feira do empreendedor, totalmente gratuita e presencial, no Classic Hall, no bairro Salgadinho, em Olinda. Os inscritos terão acesso a atividades sobre comércio eletrônico e poderão assistir à palestra de Luiza Helena Trajano. Só é preciso fazer a inscrição.
Durante o evento, o empreendedor que se cadastrar no marketplace Magalu poderá, lá mesmo, se inscrever nos cursos de capacitação gratuitos e exclusivos da UniMagalu. São 17 cursos gratuitos, como o de primeiros passos da venda online, fotografia de produtos, gestão de estoque e Excel para iniciantes.
Liderada pelo CEO da companhia, Frederico Trajano, a “Caravana Parceiro Magalu” vai percorrer diversas cidades nos próximos meses. A primeira parada da Caravana aconteceu em Maceió, em maio, e depois em João Pessoa, em julho.
Para se inscrever no evento da Caravana de Recife e Olinda, acesse: http://parceiromagalu.com.br/
Sobre o Magalu. O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.481 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 200 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.