Para ampliar a segurança da população na circulação viária, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) está formando novos agentes de trânsito. A capacitação acontece no município de Caruaru, no Agreste, composta por parte teórica e prática e ministrada por instrutores especializados. As aulas começaram na terça (dia 20) e se estendem até 26 de março. Ao final, os novos capacitados estarão aptos para atuarem em todo o estado promovendo o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A formação em agentes da autoridade de trânsito, considera o crescimento natural da frota de veículos em Pernambuco e a consequente necessidade de um maior número de efetivo. “Com a capacitação, eles ganham conhecimentos específicos e preparação adequada para não cometer excessos ou abusos no desempenho das funções”, destaca o diretor de Engenharia e Fiscalização do Detran-PE, Luiz Felipe Santos. Com 35 participantes, as aulas ocorrem na Faculdade Anhanguera, no bairro Maurício de Nassau, pela manhã e à tarde, com carga horária de 260 horas/aula.
Todo conteúdo da capacitação será desenvolvido em 10 módulos. Entre os pontos abordados na formação estão: legislação de trânsito, identificação e vistoria veicular aplicada a fiscalização de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional. Além das questões específicas relacionadas à legislação, a capacitação também traz outros conteúdos, como prática de abordagem em libras, língua portuguesa, o papel educador do agente, ética e cidadania e psicologia aplicada. A formação é coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (DGHD), da Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE.