A cantora pernambucana Maria Carmem, natural de Ouricuri, no Sertão, foi vencedora das categorias “Melhor Letra”, e “Artista Revelação Feminina” do 21º Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit). Na categoria “Melhor Interprete”, a artista ficou entre as três indicadas. O evento, o maior da categoria no mundo, revela novos talentos do forró pé de serra. Ainda premia os melhores músicos e canções do gênero com valores em dinheiro e assessoria artística. Esta edição ocorreu entre os dias 16 e 23 de julho, em Itaúnas, no Espírito Santo.

Maria Carmem concorreu ao prêmio com a sua composição “Eu Num Quero”, que retrata o desejo da mulher de ser respeitada, cuidada com carinho e amor. Além disso, foram 6 indicações de sua banda, como “Melhor Sanfoneiro”, “Melhor Zabumbeiro” e “Melhor Instrumentista Contra Baixo”.

Maria não esconde o orgulho de ser vencedora do Fenfit. “Ainda nem caiu a ficha, porque tive uma música minha selecionada para o maior festival de forró no mundo. A gente ainda se apresentou para um público que está voltado para esse gênero musical, que respira forró pé de serra”, diz a cantora.

O foco do festival, segundo destaca Maria Carmem, é valorizar a cultura brasileira. “A gente, de certa forma, continua levantando essa bandeira, não deixando essa cultura morrer”, acredita. “É uma cultura, uma música que vem do sertão nordestino, uma região com muitas dificuldades e onde a vida não é fácil. Mesmo com toda a dificuldade, essa região tem muita alegria, muita cultura valiosíssima”, acrescenta a artista.