O Canal Brasil preparou uma programação especial para homenagear o cineasta Paulo Thiago (08/10/1945 – 05/06/2021). De 14 de junho a 19 de julho, serão exibidos seis títulos dirigidos por ele, sempre nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30. Além dos filmes, será apresentada uma edição especial do “Cinejornal” no primeiro dia de programação (14/06). O documentário “Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova” abre a Mostra, que também conta com produções como “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” e “Vagas para Moças de Fino Trato”.
Paulo Thiago nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda com cinco anos. Na PUC-Rio, cursou economia e sociologia política, mas a paixão por cinema e literatura falou mais alto. Sua estreia como cineasta foi com o documentário “A Criação Literária de João Guimarães Rosa” em 1969. No ano seguinte, dirigiu seu primeiro longa, “Os Senhores da Terra” e já teve seu trabalho reconhecido, com o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema. A paixão pelo Brasil e pelo cinema marcaram sua extensa filmografia. O diretor faleceu aos 75 anos, no Rio de Janeiro, por uma parada cardíaca.
Mostra Paulo Thiago
A partir do dia 14/06, nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30:
14/06 – Cinejornal Especial: Paulo Thiago + Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124′)
21/06 – Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1997) (123′)
28/06 – Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98′)
05/07 – O Vestido (2003) (116′)
12/07 – Fábio Leão – Entre o Crime e o Ringue (2013) (74′)
19/07 – Poeta de Sete Faces (2002) (93′)
Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124′)
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova na década de 50. Os músicos Roberto Menescal e Carlos Lyra relembram histórias e descrevem apresentações.
Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.
Policarpo Quaresma, Herói Do Brasil (1997) (123′)
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Ilya São Paulo, Antonio Calloni, Bete Coelho, Othon Bastos, Cláudio Mamberti, Fernando Eiras, Luciana Braga, Tonico Pereira, Nelson Dantas;
Sinopse: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.
Gênero: Drama;
Classificação: 14 anos.
Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98′)
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Norma Bengell, Lucélia Santos, Maria Zilda Bethlem, Paulo Cesar Peréio;
Sinopse: Gertrudes aluga vagas em seu apartamento para duas mulheres: Madalena e Lúcia. A primeira é realista e diverte-se com seus amantes, enquanto a segunda é sonhadora e vive à espera de um príncipe encantado.
Gênero: Drama;
Classificação: 18 anos.
O Vestido (2003) (116′)
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Leonardo Vieira, Paulo José, Othon Bastos, Ana Lúcia Torre, Daniel Dantas, Stela Freitas, Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira;
Sinopse: Duas meninas descobrem no porão de sua casa um lindo vestido de festa. Curiosas, elas querem saber como ele foi parar ali, principalmente após verem sua mãe chorando com o mesmo entre as mãos.
Gênero: Drama;
Classificação: 16 anos.
Fábio Leão – Entre o Crime e o Ringue (2013) (74′)
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Fábio Leão é um consagrado nome do MMA. O longa-metragem apresenta a trajetória vitoriosa do protagonista, que entrou para o mundo do crime quando jovem, mas superou os obstáculos através do esporte.
Gênero: Documentário;
Classificação: 10 anos.
Poeta de Sete Faces (2002) (93′)
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: A biografia de Carlos Drummond de Andrade é o foco do filme, que remonta a trajetória do escritor mineiro. Dividida em capítulos, a produção apresenta os primeiros anos de sua vida e a mudança para o RJ. Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.