No dia 19 de maio, segunda-feira, data em que o cineasta Cacá Diegues completaria 85 anos, o Canal Brasil apresenta uma maratona dedicada à obra de um dos maiores nomes do cinema brasileiro. A programação, que começa às 20h do dia 19 e se estende até a manhã do dia 20, reúne dez filmes que atravessam diferentes fases da carreira do diretor, em uma homenagem ao seu legado e à sua contribuição para o audiovisual nacional. Diegues faleceu em fevereiro deste ano devido a complicações cardiocirculatórias.
A homenagem começa às 20h com ‘Bye Bye Brasil‘ (1979), indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1980. Em seguida, às 21h40, é exibido ‘O Maior Amor do Mundo‘ (2006), que acompanha Antônio, um astrofísico em busca de suas origens. Às 23h25, o clássico ‘Xica da Silva‘ (1976) traz Zezé Motta no papel da escrava que ascende socialmente ao se envolver com o contratador João Fernandes.
A programação continua à 1h25 com ‘O Grande Circo Místico‘ (2018), uma viagem poética que narra a história de cinco gerações de uma família circense. Logo depois, às 3h10, vai ao ar ‘Veja Esta Canção‘ (1994), uma antologia inspirada em canções da MPB. Às 5h, ‘Orfeu‘ (1999) traz uma releitura moderna da clássica tragédia grega ambientada no morro carioca.
Pela manhã, às 6h50, é exibido ‘A Grande Cidade‘ (1966), que acompanha a trajetória de Luzia, uma migrante nordestina em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. Às 8h15, ‘Dias Melhores Virão‘ (1989) apresenta a história de uma dubladora que sonha em ser atriz de cinema, em uma comédia dramática com Marília Pêra. Em seguida, às 9h50, ‘Tieta do Agreste‘ (1996), adaptação do romance de Jorge Amado, traz Sônia Braga como Tieta, uma mulher que retorna triunfante à sua cidade natal após ser expulsa ainda jovem.
Fechando a maratona, às 11h45, ‘Deus É Brasileiro‘ (2003) acompanha a jornada de Deus (Antônio Fagundes), que decide tirar férias e buscar um substituto para ocupar seu lugar. A comédia traz Wagner Moura no elenco, em uma de suas primeiras atuações de destaque no cinema.
Maratona Cacá Diegues
Horário: Segunda, dia 19/05, a partir das 20h
Bye Bye Brasil (1979) (112′)
Horário: Segunda, dia 19/05, às 20h
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 18 anos
Sinopse: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão.
O Maior Amor Do Mundo (2006) (106′)
Horário: Segunda, dia 19/05, às 21h40
Direção: Cacá Diegues
Sinopse: Antônio (José Wilker) é um famoso astrofísico brasileiro, que trabalha também como professor em uma universidade americana. Pouco antes de retornar ao Brasil, onde receberá uma homenagem do governo, Antônio recebe a notícia de possuir um tumor fatal no cérebro. Já no Rio de Janeiro, ele descobre a verdadeira identidade de seus pais biológicos e a surpreendente história de amor entre eles, o que faz com que entre em uma jornada pessoal pela cidade.
Xica Da Silva (1976) (114′)
Horário: Segunda, dia 19/05, às 23h25
Direção: Cacá Diegues
Sinopse: O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa. A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.
O Grande Circo Místico (2018) (111′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 1h25
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 16 anos
Sinopse: A tradicional família austríaca Knieps é a dona do Grande Circo Místico. A arena torna-se palco do improvável romance entre o jovem Fred (Rafael Lozano), médico e herdeiro do aristocrata, Dr. Frederico (Antonio Fagundes), e a acrobata Beatriz (Bruna Linzmeyer). Após a morte do patriarca, o rapaz pede à Imperatriz (Catherine Mouchet) o comando do picadeiro. Tem início, então, a história de um clã criado à frente de seu respeitável público ao longo de um século, com todas as gerações de artistas das mais diferentes especialidades. O fio condutor da trama, no entanto, não carrega o mesmo sobrenome e responde pelo nome de Celavi (Jesuíta Barbosa), um mestre de cerimônia que não envelhece e repete sua alcunha como o famoso bordão francês c’est la vie ¬– é a vida, em português.
Veja Esta Canção (1994) (104′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 3h10
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 16 anos
Sinopse: Segmento “Pisada de Elefante”: Um policial rodoviário se apaixona perdidamente por uma mulata, em uma boate no Rio de Janeiro. Segmento “Drão”: um publicitário e sua esposa enfrentam uma grave crise no casamento. Segmento “Você é Linda”: dois adolescentes sem teto precisam lidar com a miséria em que vivem. Segmento “Samba do Grande Amor”: um livreiro fica encantado com uma voz feminina vinda de um prédio do outro lado da esquina.
Orfeu (1999) (111′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 5h
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 18 anos
Sinopse: Orfeu (Toni Garrido) é um popular compositor de uma escola de samba carioca. Residente de uma favela, ele se apaixona perdidamente quando conhece a bela Eurídice (Patrícia França), uma mulher que acaba de se mudar para o local. Mas entre eles existe ainda Lucinho (Murilo Benício), chefe do tráfico local, que irá modificar drasticamente a vida de ambos.
A Grande Cidade (1966) (80′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 6h50
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 16 anos
Sinopse: Vinda do Nordeste, Luzia (Anecy Rocha) chega ao Rio de Janeiro a procura de seu noivo, Jasão. Na busca, Luzia conhece Calunga, malandro carioca que a introduz a cidade, e Inácio, também nordestino, que só pensa em voltar a sua terra. Ela descobre que Jasão mora numa favela e que havia se tornado um temido assaltante. Antes que possa salvá-lo de seu destino, ela e Jasão acabam vítimas dos conflitos e da violência de uma cidade grande.
Dias Melhores Virão (1989) (92′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 8h15
Direção: Cacá Diegues
Sinopse: Maryalva (Marília Pêra) é uma dubladora que sonha em se tornar uma estrela de Hollywood. Em seus devaneios, realidade e fantasia se misturam e ela conversa com, entre outros, o fantasma de um namorado morto, ainda jovem, num acidente de moto e a estrela da comédia americana a qual ela dubla.
Tieta do Agreste (1996) (140′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 9h50
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 18 anos
Sinopse: Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população de Santana do Agreste, o que motivou seu pai a expulsá-la de casa. Longe da família, Tieta enviava ajuda financeira ao pai e às irmãs, Tonha e Perpétua. Vinte e seis anos após ter sido expulsa, Tieta retorna a Santana do Agreste com sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata cidade, ainda mais quando ela se envolve com o próprio sobrinho.
Deus É Brasileiro (2003) (110′)
Horário: Terça, dia 20/05, às 11h45
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em Deus é Brasileiro, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal.