O Canal Brasil exibe no dia 12 de julho, terça, às 19h20, o filme “Swingueira”, dos diretores Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula. O documentário aborda um dos maiores fenômenos musicais das periferias do Nordeste e a narrativa tem como eixo principal o cotidiano de quatro jovens dançarinos de swingueira. Enquanto participam de um campeonato cearense de dança, eles buscam meios para sobreviver da paixão pela arte, além de vivenciar diversas reviravoltas em suas vidas pessoais.

A batida e o ritmo das coreografias conferem ação e movimento às cenas do longa, que foi filmado ao longo de cinco anos – de 2015 a 2020. Do Bom Jardim à comunidade Verdes Mares, tradicionais bairros de Fortaleza, é possível conhecer a garra, a força e a sensibilidade de grupos como Tommy Swing, Swing Stylo, Uz Patifez e Stylo Muvuka. “A swingueira é o pano de fundo para mostrar a vida desses jovens nordestinos que fazem da dança um hobby nos momentos de lazer. Por trás daquela alegria, há uma realidade bem mais dura enfrentada dia a dia por eles, que estão em uma fase de transição para a vida adulta. Fazer parte dos grupos traz sensação de pertencimento para esses jovens e os torneiros concretizam isso, pois são verdadeiros espetáculos onde eles são verdadeiramente notados”, afirma Roger Pires.

Também conhecido como “pagode baiano” em Salvador ou “muvucão” em Recife, esse movimento explodiu na Bahia e ganhou as periferias do Nordeste em pouco tempo. Uma de suas características principais é a inclusão da percussão nas músicas, além de um ritmo acelerado e coreografias. Criado no começo da década de 1990, o gênero foi impulsionado nacionalmente a partir de 1995 com o fenômeno da banda É o Tchan, tendo ainda como precursores grupos como Harmonia do Samba, Gera Samba, Terra Samba, Companhia do Pagode e Gang do Samba. Desde então, inúmeros jovens montam os seus grupos e começam a criar as suas próprias danças. Fortaleza, no Ceará, organiza com frequência festivais e campeonatos voltados a este fenômeno cultural e já teve cerca de 30 companhias que se dedicavam exclusivamente ao gênero musical.

Canal Brasil 

“Swingueira” (2021) (81´)

Terça, 12 de julho, às 19h20

Direção: Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula

Classificação: 12 anosSinopse: O documentário aborda um dos maiores fenômenos musicais das periferias do Nordeste. A narrativa tem como eixo principal o cotidiano de quatro jovens dançarinos de swingueira que passam por reviravoltas na vida.