Para recordar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, a TV Brasil apresenta uma edição especial do Caminhos da Reportagem com o título “Cinta Larga: saúde e preservação” nesta segunda (12), às 23h.
A atração jornalística produzida pela emissora pública destaca a data e valoriza a cultura dos povos originários. A equipe do programa viajou até a Reserva Roosevelt, em Rondônia, para conhecer a rotina dos indígenas da etnia Cinta Larga. O conteúdo fica disponível no app TV Brasil Play.
Entrar no território não é fácil. “A gente é conhecido como povo guerreiro, matador, que prende, né”, conta o cacique Daniel ‘Rondon’ Cinta Larga, responsável pela Aldeia Central da Reserva Roosevelt. “Mas isso acontecia no passado”, complementa o cacique da etnia.
A mudança de perfil, no entanto, não significa que eles não defendam seu povo e sua terra com unhas e dentes. “Estão querendo a posse do nosso território, e isso os nossos guerreiros não vão admitir”, ameaça o cacique geral da etnia, Gilmar Cinta Larga.
Os indígenas Cinta Larga estão hoje em quatro territórios – Aripuanã, Parque do Aripuanã, Roosevelt e Serra Morena – de dois estados: Mato Grosso e Rondônia. Assim como os Yanomami, os Cinta Larga convivem com a presença ilegal de invasores. “Garimpeiros continuam entrando na nossa área”, denuncia o cacique Oita Matina Cinta Larga.
Atendimento de saúde para os indígenas
A equipe da TV Brasil conseguiu permissão para entrar na Reserva Roosevelt e viu, de perto, o cotidiano dos Cinta Larga. Já dentro da terra indígena, os repórteres Flavia Peixoto e Rogerio Verçoza acompanharam o atendimento da ONG “Doutores da Amazônia”.
Há dez anos, profissionais de diversas formações – de médicos a dentistas e de psicólogos a fisioterapeutas – levam saúde a indígenas da Amazônia brasileira. A visita mais recente foi aos Cinta Larga. “É um processo que envolve mais de 150 voluntários dentro da reserva. Uma ação muito potente”, explica o fundador da organização, Caio Machado.
Historicamente, o contato com não indígenas resulta em problemas de saúde para os indígenas. Com o povo Cinta Larga, não foi diferente. “Eles incorporaram a nossa alimentação e isso tem feito muito mal para eles”, pontua o otorrinolaringologista Luiz Paulo Monteiro Santos.
Ainda segundo o médico, a dieta na reserva Roosevelt é baseada em muito carboidrato, pouca proteína e quase nada de vitaminas e sais minerais, o que “tem levado a uma série de doenças, disfunções hormonais, dores musculares e, principalmente, em diabetes”.
Apesar disso, aos poucos, os indígenas têm retomado bons e velhos hábitos. “Agora tem uma roça comunitária onde a gente planta mandioca, batata e banana”, pondera o cacique Daniel ‘Rondon’ Cinta Larga.
Enfermeiros também fazem parte da ONG “Doutores da Amazônia”, entre eles a Talita Freitas Cinta Larga. “Eu moro em Porto Velho, capital do estado, mas sempre venho para o interior para ajudar a minha comunidade. Esse era o meu foco, né? Me formar e trabalhar com a comunidade indígena”, relata, com emoção.
Ficha Técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Reportagem cinematográfica: Rogerio Verçoza
Auxílio técnico: Alexandre Souza
Produção: Claiton Freitas
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: Rivaldo Martins
Design: Caroline Ramos
Videografismo: Alex Sakata
Sobre o programa
Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.
Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 3h. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/
Serviço
Caminhos da Reportagem – segunda-feira, dia 12/8, às 23h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – segunda-feira, dia 12/8, para terça-feira, dia 13/8, às 3h, na TV Brasil
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/
X – https://x.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/
YouTube – https://www.youtube.com/
TikTok – https://www.tiktok.com/@
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br