Formado por Paula Leal, Isadora Medella e pelas filhas do compositor Gonzaguinha e netas de Luiz Gonzaga Nanan Gonzaga e Amora Pêra, grupo fará quatro apresentações e uma oficina, entre os dias 12 e 14 de outubro, na Caixa Cultural, para celebrar o Dia das Crianças entre acordes e refrões
A CAIXA Cultural Recife apresenta o show “Barulinho”, do grupo Chicas, em quatro sessões nos dias 12 e 14 de outubro (quinta-feira e sábado), às 15h e às 17h. O projeto tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A classificação é livre para todos os públicos.
Formado por Nanan Gonzaga, Amora Pêra, Paula Leal e Isadora Medella, o grupo imprime sonoridades nordestinas e recursos de linguagens, como a dança e as artes visuais, para convidar o público para celebração da infância e uma viagem sonora por clássicos da música brasileira.
Nanan Gonzaga e Amora Pêra são filhas do compositor Gonzaguinha e netas do Rei do Baião Luiz Gonzaga. E, no repertório do show, a mistura de afeto e memória está presente em músicas como “ABC do Sertão”, de Zé Dantas e Luiz Gonzaga, “Ciranda do Mosquito”, do musical “O Sonho de Alice”, de Roberto Carlos e Tanah Corrêa, passando por “Lindo Balão Azul”, de Guilherme Arantes, entre outras.
As primeiras apresentações realizadas às 15h, nos dias 12 e 14, contarão com intérprete de Libras e serão disponibilizados fones abafadores de ruídos, para crianças com Transtorno do Espectro Autista, a fim de garantir que todos os públicos sejam acolhidos e contemplados pela programação.
Para o projeto formado por um elenco de multi-instrumentistas, as Chicas convidaram o poeta e músico, Pedro Rocha, e o ator e músico Raphael PiPPa. Cenário e figurinos levam a assinatura de Sol Azulay. A luz é de Ana Kutner e a direção é do ator e diretor Claudio Mendes.
Oficina:
Além dos shows na CAIXA Cultural, o grupo realiza a Oficina de Música para crianças “Passo-a-Passo”, no dia 13 (sexta-feira), às 10h, para o público a partir de 10 anos. Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas no site da CAIXA Cultural.
A atividade será conduzida pela musicista Isadora Medella e orientada por quatro pilares (corpo, representação, grupo e cultura). Os participantes terão uma introdução à sonoridade de instrumentos musicais e práticas de conjunto, avaliando a musicalização como caminho para a socialização e o autoconhecimento.
Sobre as Chicas:
Reunidas pelo desejo de fazer música, ainda na adolescência, numa escola de artes na zona Sul do Rio de Janeiro, Amora Pêra, Nanan Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal cantam e tocam juntas desde 1996. Àquela altura, elas já eram as Chicas. O quarteto estreou, em 1996, sob pretexto de criar a trilha sonora para a peça de teatro “Fullanas”.
O disco de estreia, “Quem Vai Comprar Nosso Barulho”, foi lançado de forma independente em 2007. Em 2008, o projeto “Barulinho” surgiu, após uma delas engravidar e começar a fazer experimentações para o público infantil.
Em outubro de 2009, o grupo decidiu realizar a ideia antiga de gravar um disco ao vivo e um DVD. “Em Tempo de Crise Nasceu a Canção” saiu pela gravadora Biscoito Fino. Em 2017, lançaram também o show “dia útil”, em forma de álbum.
Serviço:
[Música] Chicas apresentam “Barulinho”
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Datas: 12 de outubro (quinta-feira) e 14 de outubro (sábado)
Horários: às 15h (com intérprete em Libras) e às 17h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Bilheteria: No site da CAIXA Cultural, a partir de 11 de outubro (quarta-feira), aberta às 12h
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 96 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (81) 3425-1915| CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
[Oficina] Oficina de música para crianças “Passo-a-Passo”
Data: 13 de outubro (sexta-feira)
Horário: 10h às 12h
Inscrições Gratuitas: No site da CAIXA Cultural
Público: crianças a partir de 10 anos
Vagas: 20
Informações: (81) 3425-1915