Criada em 2002 em Triunfo por Pedro Júnior, ex-bancário e administrador, a Cachaça Triumpho completa 20 anos neste mês de fevereiro e comemora com uma edição especial extra premium, envelhecida em barril de carvalho francês. Embora tenha sido criada apenas em 2002, com nome em homenagem à cidade, a história do administrador com Triunfo vem de muito antes.

Foi na década de 80, quando Pedro tinha o desejo de transformar a cidade em um local turístico, que tudo surgiu. De 1989 até 2002, ele construiu no terreno anteriormente do seu avô uma pousada, um parque aquático e reformou o Engenho São Pedro, transformando-o na fábrica da Cachaça Triumpho. A grafia com ph, inclusive, remete ao nome original da cidade, antes da mudança para como é atualmente conhecida.

Hoje comandada por Ana Carolina Macedo, filha de Pedro Júnior, e Terezinha Macedo, esposa do fundador, são produzidos, anualmente, entre 20 e 40 mil litros do destilado, divididos entre as cachaças branca tradicional, descansada seis meses em barril de freijó, e a artesanal envelhecida, envelhecida dois anos em barril de carvalho. Esse processo garante o sabor e a tonalidade desejados.

A produção da bebida é feita de forma sustentável e ecologicamente correta. Diferentemente da produção mais conhecida, com a queima da cana e danificação do solo, na Triumpho a matéria prima é cortada, limpa, a palha é descartada e a cana é moída no mesmo dia, evitando a inversão da sacarose. As etapas finais são as de fermentação, feita por componentes naturais, e destilação, realizada em um alambique misto de cobre e inox. Assim, a bebida preserva mais o sabor e o aroma da cana.

E é este sabor da Cachaça Triumpho que é mundialmente conhecido e premiado. A bebida recebeu prêmios no estado de Pernambuco, no Brasil e na Bélgica (Concurso Mundial de Bruxelas), esse último o maior concurso de destilados do mundo, saindo premiada em três edições (2014, 2018 e 2020). Vale lembrar que apenas 30% dos inscritos no Concurso de Bruxelas ganham medalhas. Ao todo, a Cachaça tem oito prêmios, além de ser a primeira cachaça do Brasil a receber a Certificação de Conformidade do INMETRO.

Além das cachaças, o Engenho produz rapaduras, licores e sorvetes derivados do destilado. As bebidas são vendidas em pontos fixos em Recife, (na Casa Dias, no Aeroporto dos Guararapes; na Casa dos Frios, unidades Boa Viagem e Graças; e na DLP Distribuidora, na Abdias de Carvalho), em Olinda (Bodega do Véio, Panleila Delicatessen e no Restaurante Beijupirá), Gravatá (Rei das Coxinhas) e em Porto de Galinhas (Cachakaria Destak) e podem ser adquiridos também por clientes de todo o país através do WhatsApp.

EDIÇÃO LIMITADA DE 20 ANOS

Para o aniversário de 20 anos, a premiada Cachaça Triumpho lança a limitada edição comemorativa extra premium, com líquido envelhecido por cinco anos em barril de carvalho francês, uma madeira nobre que conserva aroma, sabores e cores, trazendo a esta bebida características de uma cachaça single barrel, de único barril e primeiro uso.

A garrafa remodelada conta com o conhecido molde de argila, barro e bagaço da cana e uma parte de vidro, permitindo observar, através da transparência, a beleza e a cor do líquido, obtida após o processo de envelhecimento.

Por fazer parte de um barril reserva, serão apenas 200 unidades disponíveis da cachaça para venda.