O produtor e baterista reúne convidados no SESC Pompéia com participação especial da cantora Anelis Assumpção
Show faz uma homenagem diferente ao multi-instrumentista e criador do Barbatuques, falecido neste ano, e inclui músicas inéditas compostas por Barba
No dia 5 de dezembro, domingo, às 18h, o experiente baterista e produtor da cena paulistana, Bruno Buarque, reunirá no Teatro do Sesc Pompeia um time de músicos, amigos e parceiros para um tributo a Fernando Barba (1971 – 2021), músico multi-instrumentista, compositor e criador do grupo Barbatuques. Além do público presencial, o show será exibido online para todo Brasil com acesso gratuito, pelos canais do Sesc (youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo).
O tributo será diferenciado, pois esta homenagem não traz a percussão corporal, principal marca artística de Barba e da sólida carreira internacional trilhada com o Barbatuques, grupo que se tornou referência pela linguagem musical única. A maior parte do repertório deste show tributo será instrumental com banda, além de canções simbólicas para a memória do artista interpretadas por Anelis Assumpção, que faz participação especial.
“Minha vontade foi evidenciar o Barba, compositor e músico, que não era tão visto no Barbatuques, como o instrumentista genial que ele era, no piano, na flauta, no violão ou guitarra, ele tocava tudo, e como algumas de suas composições soam com banda. Principalmente tentar mostrar nesta homenagem toda a musicalidade que ele emanava para todos que conviviam com ele”, compartilha Bruno sobre a construção deste show.
A apresentação conta com a participação de André Hosoi na guitarra (cofundador do Barbatuques), Daniel Ayres no piano elétrico (que muitas vezes subiu no palco com o grupo de percussão corporal), Edy Trombone no trombone, flugel horn e na percussão e Marcelo Cabral no baixo elétrico e synth. Além da banda e de Anelis, a bailarina afro Regina Santos também faz participação.
O repertório traz composições inéditas de Fernando Barba, que fariam parte do disco solo do músico que Bruno produzia, algumas delas inclusive feitas em parceria entre os dois. O próprio Barba “tocará” virtualmente através de pré gravação com o sampler MPC.
Músicas do Barbatuques já conhecidas do público e compostas por ele, como Baião Destemperado, Cromosom (produzida por Bruno) e Skamenco (composição de Barba e Bruno Buarque) vão ganhar novos formatos inusitados, elétricos e eletrônicos, apresentadas com banda instrumental. Buscando evidenciar como suas composições musicais mantêm relevância em outros formatos, não só na brilhante percussão corporal tão difundida e explorada por ele.
Para este show, Bruno teve o cuidado ainda de convidar uma equipe, não só no palco, de profissionais que tinham estreita relação com Fernando Barba. Já a relação de Bruno com Barba vem de longa data, seja como ex-integrantes do Barbatuques, como parceiros em trabalhos e grandes amigos.
O show também marca o momento em que Bruno alça voo solo nos palcos, depois de tantos anos se dedicando a acompanhar outros artistas em shows e gravações. O tributo ao seu grande mestre, numa banda rodeada por talentosos amigos, será uma feliz oportunidade para dar início aos seus novos trabalhos.
Mais sobre Bruno Buarque
Baterista, produtor musical e engenheiro de som. Ao longo de duas décadas de carreira já percorreu mais de 25 países, nos cinco continentes, e tocou ou produziu os mais diversos artistas como Criolo, Céu, João Donato, Anelis Assumpção, Baiana System, Karina Buhr, Marku Ribas, Bobby Mc Ferrin, o grupo Barbatuques, entre muitos outros.
Em seu estúdio Minduca, em São Paulo, gravou e produziu premiados discos como “Anelis Assumpção e os amigos imaginários” (prêmio de melhor cantora pela APCA em 2014), “O seguinte é esse” do Barbatuques (prêmio como melhor grupo no prêmio Tim de 2006), “Eu menti pra você” de Karina Buhr (terceiro melhor disco do ano pela revista Rolling Stone em 2010) e o disco “Rastilho” de Kiko Dinucci (melhor gravação no Prêmio da Música Brasileira em 2020). Mais recentemente produziu uma faixa da banda Baiana System, para o álbum Oxe Axe Exu, indicado ao Grammy Latino de 2021.
Serviço
Bruno Buarque e convidados: Tributo a Fernando Barba
Participação especial de Anelis Assumpção
Data: 05/12/2021 (domingo)
Local: Teatro de Sesc Pompeia
Horário: 18h
Endereço: Rua Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: 11 3871-7700
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: livre
Acesso para deficientes
Transmissão online e gratuita pelos canais Youtube do Sesc SP (youtube.com/sescsp) e pelo Instagram do Sesc ao Vivo (instagram.com/sescaovivo).
Ingressos presenciais: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada prevista por Lei e comerciários matriculados no Sesc )
Vendas: a partir do dia 30 de novembro na plataforma online e do dia 1 de dezembro nas unidades do Sesc SP.
Covid-19: a partir do dia 01/12, passa a ser necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos a 2ª dose (ou dose única), e documento oficial com foto para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz, em todos os espaços das unidades, segue sendo obrigatória. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual.