A possibilidade de terceirizar o setor financeiro de uma empresa se torna cada vez mais uma alternativa viável para as empresas, já que são feitas de diversos processos internos e é bastante complexo fazer a gestão de todos eles. Uma das opões para as companhias que visam ter um setor muito eficiente é o BPO financeiro.  O termo Business Process Outsourcing, significa Terceirização de Processos e Negócios. 

De acordo com especialista em finanças e sócio da AJS Capital, Aurimar Borges, O BPO Financeiro é ideal para empresas que tem um quadro de funcionários reduzido: ‘’O BPO se encaixa perfeitamente para aquelas empresas que possuem um quadro de funcionários mais enxuto, em que não há margem para contratar um colaborador especializado, garantindo a expertise necessária para tocar as finanças do negócio’’, explica.

Quando a organização opta por um BPO financeiro, pode-se ter uma visão mais ampla do negócio por meio de gráficos e relatórios baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção.

As pequenas e médias empresas, normalmente possuem acúmulo de funções para seu dono e seus gestores, o que pode apresentar um grande problema de gerenciamento. A contratação de um serviço de BPO, ajuda a não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa. Além disso, colabora para otimizar os processos de maneira que a companhia foque mais em sua atividade principal para garantir ótimos resultados.

Ainda de acordo com Aurimar Borges um dos grandes benefícios do BPO é a segurança financeira: ‘’Uma vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio. Ter uma prestadora que se esforça para cuidar da contabilidade e das finanças da empresa impede falhas graves e assim, gerem prejuízos,’’ conta.

O BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custo para que o negócio se torne mais sustentável. Essa é uma vantagem que ajuda a fortalecer e promover a saúde contábil da empresa.

Planejamento estratégico

Ao obter a terceirização contábil e financeira por meio de um BPO, é viável transformar essa área da empresa mais estratégica. Essencialmente em contextos de empresas de pequeno e médio porte, onde o controle financeiro é feito pelos próprios gestores, é mais custoso amplificar esse tipo de planejamento.‘‘Isso ocorre porque normalmente eles estão mais focados na administração da companhia como um todo. Por esse motivo, o BPO financeiro é uma vantagem competitiva para a empresa, pois possibilita que profissionais especializados estruturem melhor o setor’’, finaliza Aurimar Borges.