Uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, a Black Friday promete ser um momento de boas compras em 2021. De acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), feita em todo o país, 62,5% dos 1,2 mil associados farão promoções em seus pontos de venda no fim de novembro, o que significa que os cidadãos terão chances de economizar na aquisição de novos bens de consumo. 

Outro levantamento, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), há previsão de aumento nas vendas, que devem ser 3,8% acima do registrado no ano passado. Porém, diante do incremento da inflação e, consequentemente, maiores custos de produção ou compra de insumos, o consumidor deve ter menos chances de encontrar condições imperdíveis. 

Tanto que o período, considerado início da temporada de fim de ano e das aquisições para o Natal, deve ser marcado pela venda de produtos de menor valor aquisitivo como chocolates, cosméticos e itens de decoração, segundo dados do Google e levantamentos das consultorias de mercado ebit|Nielsen e GfK, realizados para a data. 

Para aproveitar melhor a ocasião, a Zippi – fintech que oferece o único cartão de crédito feito para o autônomo – traz dicas de como economizar e encontrar boas oportunidades. 

Faça uma lista do que realmente pensa ou precisa adquirir: em tempos de alta inflacionária e previsão de uma recuperação lenta da economia, é essencial entender se o bem que você está olhando é necessário. “Aquela pergunta básica: ‘eu preciso mesmo disso?’ é essencial neste momento. Afinal, estamos em um período ainda delicado e, por vezes, optamos por uma compra simplesmente pelo impulso”, orienta Andrea Avedissian, brand manager da Zippi. 

Pesquise, pesquise e pesquise: respondida a pergunta acima, o próximo passo é pesquisar os preços com antecedência. Assim, o consumidor já sabe o preço atual do que pretende comprar. Nessa busca, vale utilizar a internet a seu favor, já que temos uma infinidade de mecanismos de consultas. Também é fundamental que o consumidor pense em possibilidades de compra. “Comprar à vista no cartão, por exemplo, pode ser mais vantajoso do que parcelamentos. Dessa forma, o consumidor também evita possíveis endividamentos e ainda pode barganhar um desconto a mais”, indica a especialista. 

Equipamentos e produtos para o dia a dia: para quem é autônomo, este é um excelente momento para repor estoque, adquirir equipamentos de trabalho ou repaginar o que for necessário para sua atividade. “Sabemos que quem trabalha por conta, precisa ter na ponta do lápis todos os custos e investimentos recorrentes e não pode contar com um salário fixo. Por isso, a ocasião pode ainda ser oportuna para renovar algo necessário para o desenvolvimento da atividade. Produtos, itens de decoração, materiais de uso diário e até cursos de aperfeiçoamento costumam apresentar descontos no período”, complementa Andrea. 

Nessa direção, uma série de empresas oferecem descontos para pequenos empreendedores. Para quem precisar de uma mão extra para realizar novas compras, um suporte valioso é ter um cartão de crédito. A Zippi, por exemplo, oferece o primeiro e único cartão de crédito semanal, com uma fatura flexível – que permite o pagamento de um valor abaixo do total e o parcelamento do restante em até 12 parcelas semanais. E a empresa não cobra nenhuma anuidade. 

Para ter um cartão de crédito semanal da Zippi são duas etapas: a primeira é a solicitação, feita pelo site https://www.zippi.com.br, sendo que o solicitante preenche apenas três dados: CPF, email e o número do WhatsApp, sem a necessidade de comprovação de renda. Após aprovação, o cliente da Zippi recebe um convite por e-mail, então baixa o app e entra com seu CPF para enviar os documentos. Após estas duas etapas, o cartão chega na casa do solicitante em até 15 dias. 

Sobre a Zippi 

Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.