A empresa vai operar em sua totalidade com 10 linhas de produção e gerar 350 empregos diretos

Líder na América Latina no mercado de esterilização de produtos para saúde, presente nas cinco regiões do Brasil e em Portugal, a Bioxxi agora abre planta em Pernambuco, mirando ampliar os negócios no Nordeste. Para dar início às operações no Recife, a empresa faz um investimento de R$ 12 milhões com aporte próprio e com financiamento do Banco do Nordeste (BNB), sendo o primeiro projeto do banco, na regional, a ser contemplado pelas linhas FNE Saúde e Inovação em conjunto. Estão previstas 350 contratações até o final da implantação das dez linhas de produção, em três anos. 

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (14), com a presença dos sócios; da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux; da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; do secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Humberto Maranhão Antunes; entre outras autoridades. A expectativa é começar a operar em 1º de novembro.

O escopo de trabalho da Bioxxi abrange três frentes: gestão de CMEs (Centrais de Materiais e Esterilização), reprocessamento de materiais hospitalares e esterilização industrial. A empresa já atuava em Pernambuco gerindo a CME de quatro hospitais, através do modelo Bioxxi de Gestão de CME, que une gestão de pessoas, gestão de processos e tecnologia, gerando eficiência, segurança e economia ao hospital. Agora, com a planta, vai poder expandir seu alcance, levando aos clientes sua tecnologia pioneira e inteligente de reprocessamento e esterilização.

Miguel Gastão, Diretor Executivo da Bioxxi Nordeste, explica que a empresa escolheu Pernambuco como epicentro da ampliação no Nordeste pelo seu papel estratégico na região. “Além de ter a sua capital, Recife, referenciada como o principal polo médico do Nordeste, Pernambuco tem se destacado no crescimento industrial. A Bioxxi definiu sua localização de forma estratégica, próxima aos principais hospitais e clínicas da cidade e às saídas das BRs 232 e 101, com o objetivo de atender com agilidade e segurança a seis estados da região”, esclarece. 

A nova indústria vai operar no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, em uma área construída de 1.700 metros².  Nesta primeira fase de abertura, há vagas para técnicos de enfermagem, enfermeiros, operadores de máquinas e serviços gerais. A Bioxxi mantém um banco de talentos permanente; para se inscrever, preencha o formulário no site https://bioxxi.com.br/vagas/.

Tecnologia inovadora

Fundada em 1981, a Bioxxi desenvolveu uma tecnologia própria de esterilização por óxido de etileno (ETO), gás com alto poder de penetrabilidade nos artigos médicos cirúrgicos em caixas e interfere diretamente no DNA de micro-organismos, matando bactérias, fungos, vírus e esporos. A empresa é a primeira a oferecer essa tecnologia em Pernambuco, com capacidade de atendimento a indústrias que fabricam materiais para a área de saúde – a exemplo de próteses de silicone e EPIs que precisam estar estéril antes da distribuição para vendas. 

Além das máquinas ETO, a Bioxxi também realiza esterilizadores a vapor e plasma de peróxido de hidrogênio, a depender do tipo de esterilização que o material requer. Os reprocessamentos são realizados em produtos usados por pacientes e profissionais de saúde que podem ser esterilizados e, após o procedimento, retornados para o hospital ou clínica de origem. O reprocessamento, como é chamada essa técnica, evita o descarte de toneladas e mais toneladas de resíduo hospitalar, resultando em um impacto positivo direto no meio ambiente. Instrumentais cirúrgicos, respiradores, cânulas, circuitos respiratórios são alguns dos itens que passam por esse processo nas fábricas da Bioxxi. 

Na linha de processamento, o primeiro passo é a triagem do material, seguido pela sua purificação, secagem, embalagem, esterilização e, por fim, para expedição. Operando 24 horas por dia de domingo a domingo, a Bioxxi entrega o material estéril e seguro para ser utilizado em até 12 horas do recebimento.

Maior eficiência e qualidade no setor de esterilização

A fábrica possui o mais alto nível de controle e garantia da qualidade em seus serviços, com laboratório próprio, equipado com tecnologia de ponta e equipe qualificada, que realiza o monitoramento e rastreabilidade de todos os processos por meio de indicadores biológicos, químicos e físicos, testes de esterilidade, pirogenia e residual com a utilização da cromatografia. São várias etapas de controle de qualidade até o produto chegar ao cliente.  

A Bioxxi é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e possui quatro certificações ISO:  Atendimento à norma de Avaliação e Gestão de Riscos biológicos em produtos médicos (ISO 10993-7:2008); Atendimento à norma de Esterilização de Produto de Atenção à Saúde por Óxido de Etileno (ISO 11135-1:2014); Certificação em atendimento às práticas de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015); e Certificação em atendimento à norma de Gestão da Qualidade para dispositivos médicos (ISO 13485:2017)​.

Capacitação

A empresa investe também na qualificação dos seus funcionários. Os colaboradores passam por capacitação na plataforma digital Bioxxi Educa, canal de treinamento EAD com diversos cursos. São oferecidas aulas em Qualificação de Equipamentos, Tratamento de Endoscópios, Cuidados com Materiais de CME, Esterilização, Rastreabilidade, entre outros. Ao concluir um curso e obter aprovação na avaliação, o participante recebe um Certificado da Bioxxi e suas horas podem ser usadas como créditos em faculdades e pós-graduações.