Conhecida como bicho geográfico, a Larva migrans é uma doença de pele parasitária, causada por uma larva da espécie ancilostomíase, presente no intestino e nas fezes de cães e gatos, provocando uma infecção na pele dos humanos. Essas infecções produzem irritação e muita coceira no lugar da lesão. Os seres humanos podem adquirir a infecção andando descalço na rua ou praias contaminadas com fezes de animais.
A Larva migrans é uma das infecções mais comuns adquiridas em regiões tropicais e subtropicais no mundo. De acordo com o dermatologista Dr. Sérgio Paulo da clínica Prontopele, evitar andar descalço na areia da praia é uma das principais medidas a serem tomadas para evitar a doença.
‘’Em época de muita chuva, evite andar descalço em areia da praia e também no quintal da sua casa, já que a água da chuva ajuda a espalhar as fezes do solo provenientes de cães e gatos contaminados com verme nos intestinos deles. Em consequência disso, sua chance de ser contaminado pela larva migrans, o bicho geográfico, aumenta muito’’, explica o dermatologista.
A doença afeta principalmente os pés e os sintomas começam a aparecer nas primeiras duas semanas após o contato com solo infectado ou área endêmica. Estes parasitas, ao penetrarem na pele, provocam lesão avermelhada semelhante à picada de insetos, vermelhas e com coceiras. E, nos dias seguintes, a larva faz trajetos sinuosos, pois não consegue alcançar as camadas mais profundas da pele.
‘’As linhas eritematosas podem aumentar em até 1 a 2 cm. por dia. No entanto, as larvas não podem completar seu ciclo de vida no ser humano. Elas encontram um beco sem saída nesses hospedeiros acidentais e ficam presas na camada de epiderme da pele”, conta.
Tratamentos
A forma preferível de tratar o problema é por meio de consulta médica na qual será apresentada a melhor terapia medicamentosa.
‘’Geralmente as larvas migrans morrem na epiderme após algumas semanas, porque são incapazes de completar seus ciclos de vida nos hospedeiros humanos. Mas é importante fazer o uso de medicamentos para combater vermes e parasitas para tratar a infecção. Além disso, pomadas antibacterianas também podem ser úteis no tratamento de infecções secundárias que resultam da coceira intensa’’, finaliza o dermatologista.
PRONTOPELE
Derby: Rua Luiz Barbalho, 279, Derby. Tel: 9. 9998-9025 ou 3222.2392