A cantora e multi-instrumentista Bia Villa-Chan recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife como uma das artistas responsáveis por valorizar o frevo, mantendo viva essa tradição musical pernambucana, nesta quarta-feira (23).
Na ocasião, a Comissão Especial do Carnaval, São João e Grandes Eventos da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo Marco Aurélio Filho, realizou uma sessão solene em homenagem aos dez anos do reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Também foram homenageados artistas, agremiações e autoridades, como Galo da Madrugada, Banda de Pau e Corda, Bloco das Ilusões, Orquestra e Banda Sinfônica do Recife, Secretário de Cultura Ricardo Mello, passistas e vários outros nomes. A Comissão do Carnaval também lançou a playlist “Vozes do Carnaval” nas plataformas digitais com o repertório do carnaval recifense dos artistas homenageados na Sessão Solene.

Sobre Bia Villa-Chan
Bia Villa-Chan iniciou a carreira musical profissional em 2018. Nesse período, lançou os EPs “Pedacinho de Mim” e “GiraSons”. Gravou frevos com nomes como Alceu Valença, Armandinho Macêdo, Luiz Caldas e vem ganhando cada vez mais destaque nas redes sociais.

Também já amealhou o prêmio de Melhor Cantora de MPB, na 10ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, e  condecorada com prêmios como Troféu Gonzagão, considerado o “Oscar da música nordestina”, entre outros. Participou de grandes eventos de festividade popular, como Galo da Madrugada do Recife e de São Paulo, e Circuito Barra-Ondina, em Salvador.

O sucesso vivenciado, hoje, ecoa uma relação com a música iniciada aos 6 anos de idade, quando Bia aprendeu com o avô Heitor Villa-Chan, um dos criadores do bloco Pirilampos de Tejipió (citado na clássica canção Valores do passado, de Edgar Morais). Autodidata, ela passou a dominar com naturalidade instrumentos como a guitarra, o contrabaixo, a bateria, o clarinete, o sax e o piano.