42% dos bares e restaurantes de Pernambuco registraram aumento de prejuízo durante o mês de junho. Apesar do resultado, divulgado por uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel em PE), 39% das empresas pretendem contratar novos funcionários até o final do ano. Os dados foram divulgados pela Abrasel em PE a partir da pesquisa sobre a situação econômica do setor de alimentação fora do lar no mês de junho, que ouviu empresários pernambucanos do segmento. 

“O dado positivo é a esperança de crescimento para o segundo semestre aliada à expectativa de novas contratações. Então, temos a perspectiva de assistir, em breve, um novo panorama para o setor”, declarou o presidente da Abrasel em PE, Tony Sousa. 

O levantamento aponta ainda que por conta da alta da inflação no último mês, 75% dos empresários não conseguiram repassar o aumento dos custos, para assim manter o cliente por perto. O resultado foi o mesmo do mês de maio, quando 53% das empresas fizeram reajustes abaixo da inflação e apenas 23% aumentaram de acordo com o indicador oficial. 

Apesar do incômodo da inflação, 22% dos bares e restaurantes obtiveram lucro no mês de junho, sendo um número inferior ao registrado em maio, que foi de 30%. Em relação ao resultado nacional, 37% dos estabelecimentos registraram lucro em junho.

“Observamos que no último mês de junho a principal dificuldade do setor foi conviver com a inflação. Pelo fato da alta dos insumos, a população perdeu o poder de compra e o empresário, temendo ver o salão do seu restaurante vazio, preferiu não repassar os custos para os preços na sua totalidade. A ação levou inúmeros estabelecimentos a operar sem lucro, apenas no equilíbrio, e um percentual nunca visto operou com prejuízo” destacou Tony Sousa. 

A pesquisa da Abrasel em Pernambuco destacou ainda que 78% das empresas têm empréstimos contratados. 

Congresso Abrasel debate soluções

Com o objetivo de fornecer novos conhecimentos e serviços para os bares e restaurantes, acontece até esta quinta-feira (11), o 34º Congresso Nacional Abrasel/Mesa ao Vivo Brasília. O evento reúne profissionais em um formato híbrido, presencial e digital. 

Na abertura do evento, que aconteceu na última terça-feira (9), o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo segmento. 

“A situação é ligeiramente melhor do que no mês passado, com menos empresas trabalhando no prejuízo. A inflação continua como a grande vilã, com o aumento dos custos em alimentos e bebidas sendo apontado o principal fator para esse cenário”, aponta Solmucci.

O presidente-executivo da Abrasel ainda destacou para o ministro da economia, Paulo Guedes, que participou do evento, a importância de que o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) tenha a inclusão das empresas do Simples Nacional. 

“Pedimos que elimine a portaria e abra para todos os restaurantes, temos que dar atenção a quem não tem condições de pagar. Urge que se tenha uma conversa para que se tenha uma equação e as contas fechem”, declarou. 

O PERSE foi instituído pela Lei nº 14.148/2021 e o prazo anterior para adesão ao programa era até o mês de junho de 2022, mas foi prorrogado para o dia 31 de outubro, com o objetivo de permitir que mais empresas possam ingressar.