Com a chegada do Carnaval, o setor de alimentação fora do lar em Pernambuco se prepara para receber os foliões e turistas que visitam o estado durante a festa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel, quatro em cada cinco bares e restaurantes vão abrir durante o período carnavalesco, o que representa 81%, e a maioria dos empresários espera aumento no faturamento.
Segundo o levantamento, entre os que irão funcionar, 79% aguardam ter aumento no faturamento durante o Carnaval, enquanto 19% esperam manter o mesmo nível de faturamento do ano passado. Apenas 2% avaliam que terão faturamento menor do que no Carnaval passado. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 13%, e em relação a um fim de semana normal, o aumento esperado é de 17% em média.
No entanto, a pesquisa também revelou que 39% das empresas do setor de alimentação fora do lar em Pernambuco têm dívidas em atraso. As principais dívidas são impostos federais (63%), impostos estaduais (47%), empréstimos bancários (42%), taxas municipais (33%), serviços públicos (30%), encargos trabalhistas e previdenciários (26%), aluguel atrasado (26%) e fornecedores de insumos (23%).
Para Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco, a expectativa do setor para o Carnaval é grande, mas é importante reconhecer que muitos negócios ainda enfrentam desafios financeiros. “A dualidade entre as perspectivas promissoras e as realidades financeiras retrata a complexidade do atual cenário dos bares e restaurantes da região, onde a celebração carnavalesca se apresenta como um oásis de oportunidades em meio aos desafios que ainda persistem”, afirma Sousa.
Com a abertura de quatro em cada cinco estabelecimentos durante o Carnaval, o setor de alimentação fora do lar em Pernambuco espera aproveitar a festa para impulsionar o faturamento e superar os desafios financeiros enfrentados nos últimos meses.