A banda carioca Barba Ruiva sente saudade de ir tranquilamente para a orla. E a nostalgia é tanta, que eles sentem falta até dos lados ruins e da confusão de um litoral superlotado. Isso é apresentado no clipe “Praia”. Gravado um pouco antes do impacto da pandemia, o vídeo ficou guardado esperando dias melhores e, com a esperança da vacina, o registro bem humorado e irônico vira uma meta para o ano que começou. O lançamento chega como um single lançado pelo selo Caravela e a Warner e disponível em todas as plataformas de streaming.
Assista ao clipe “Praia”: https://youtu.be/AEa4PV7pcj0
Ouça o single: https://lnk.to/Praia
O moderno e o vintage, intensidade e leveza se encontram no som do power-trio Barba Ruiva. Melodias e arranjos cheios de texturas revelam inspirações que vão do jazz ao psicodélico, do indie ao samba, do rock n’ roll ao blues. Composta por Rafael Figueira (lead vocal e guitarra), Leonardo de Castro (baixo e voz) e Aline Vivas (bateria e voz), a banda marca presença nos palcos do Rio de Janeiro desde meados dos anos 2000, quando os músicos retornaram ao Brasil após uma longa residência nos Estados Unidos. Desde então, os integrantes atuam como compositores, escritores, atores e realizadores culturais. Com o lançamento de seu primeiro disco no fim de 2017, o trio buscou sedimentar seu lugar na cena independente. “Praia” surgiu pela primeira vez neste trabalho.
“‘Praia’ é a primeira parceria minha com o Rafael gravada pelo Barba Ruiva. É uma celebração da natureza e ao mesmo tempo uma exposição dos problemas que passamos numa cidade como o Rio de Janeiro. Com muito humor, a gente escracha a vida real como ela é”, conta Aline Vivas.
Produzido pela BERRO INC., o vídeo buscou ir além do descrito na letra e trouxe inspirações nas alegrias e tristezas que marcam um dia de caos na praia. Curiosamente, a banda passou por um perrengue digno do que a própria música conta. “No fim do dia de filmagem, fomos ‘contemplados’ com o furto dos nossos estimados instrumentos, de dentro de um carro, em Copacabana. Não, isto não é ficção. Aconteceu mesmo”, relata Leonardo.
Com esperança de dias melhores, saudade do mar e dos instrumentos que ganharam seu último registro, “Praia” está disponível em todas as plataformas de música digital via Caravela e Warner Music Brasil.
Assista ao clipe “Praia”: https://youtu.be/AEa4PV7pcj0
Ouça o single: https://lnk.to/Praia
Ficha Técnica:
Letra: Rafael Figueira
Música: Rafael Figueira e Aline Vivas
Câmera, Design, Direção, Finalização e Still – Mendes Öjwlio
Edição, Figurino e Roteiro – Priscila Martinho
Produção Executiva – Barba Ruiva, Caravela e BERRO INC.
Colaboradores – Alexandre da Caipirinha de Copa, Dudu Oliveira, Igor Keller, Milene Venter, Erika Yamada
Figurantes – Maya Rocha Silva, Juan Vivas de Castro, Luisa Vivas Cotta, Kaio Anthonio Silva de Souza, Mirella Beatriz Araújo Lima, Ian Yamada Ichihara e Alexandre da Caipirinha de Copacabana
Letra:
Acordo cedo e saio com fome, procuro uma vaga por horas
Sento na areia suja, sou torrado pelo sol
Entro na água poluída, as crianças correm
E me jogam areia, os adultos andam e falam alto
Os vendedores gritam, a barraca voa
Eu corro e me sujo na areia
Entro na água poluída, me lavo pra ir embora
As crianças correm e me jogam areia
O trânsito permanece, e em casa não tem almoço
Eu tô cansado e com fome, mas o meu dia foi ótimo:
Eu fui à praia, eu fui à praia