Foto: Nilton Pereira
O novo single já está disponível nas principais plataformas digitais
Após um hiato de cinco anos, a banda pernambucana Ticuqueiros está de volta com o single Plantis da Vida, uma música que mergulha nas raízes da monocultura da cana-de-açúcar e na realidade do trabalho do cortador de cana. A faixa, composta por João Paulo Rosa, traz um panorama que vai desde o latifúndio até a colheita e moagem nas usinas, abordando a exploração do trabalho e, ao mesmo tempo, a capacidade de transformar a dor em alegria e festa. O novo single já está disponível nas principais plataformas digitais.
Com letras que refletem a realidade dura do trabalho nos canaviais, mas sem perder a conexão com a alegria e a resistência cultural, Plantis da Vida promete ser um marco na trajetória da Ticuqueiros. A música não apenas denuncia a exploração do trabalhador rural, mas também celebra a capacidade de transformar essa luta em arte e festa, elementos tão presentes na cultura pernambucana, sempre em diálogo com as tradições e lutas do povo da Mata Norte.
“A escolha do nome Ticuqueiros não é à toa. Ele remete ao trabalhador responsável por limpar a área de plantação da cana-de-açúcar durante a entressafra e reflete a conexão profunda da banda com as raízes do trabalho no campo. Essa relação com a terra e com o povo da Mata Norte é um dos pilares que sustentam a musicalidade do grupo, que consegue transformar histórias de luta e resistência em arte vibrante e cheia de vida”, explica o músico João Paulo Rosa.
Formada em 2001 em Nazaré da Mata, a Ticuqueiros é conhecida por sua mistura única de influências das culturas populares de rua, como ciranda, coco rural, maracatu rural e bloco rural, com um toque de rock and roll. Essa fusão resultou em um pop autêntico, que carrega a essência da música da Mata Norte de Pernambuco. Com dois álbuns já lançados — Dos Canaviais da Zona da Mata (2007) e Foto do Mundo (2013) —, a banda já se apresentou em diversos festivais dentro e fora do Brasil, além de ter sido indicada ao Prêmio da Música Brasileira em 2014.
Plantis da Vida marca não apenas o retorno da banda, mas também uma nova formação. Integram o grupo Ronaldo Souza (voz), Luciano Leite (baixo), Felipe Vieira (trombone), Pipa (percussão), João Paulo Rosa (bateria e voz) e Guilherme de Araújo (guitarra). A faixa foi gravada por Sam Silva no estúdio do Atelier Valcira Santiago, com assistência de Raphael Urbano. A direção musical e edições ficaram a cargo de Guilherme de Araújo, enquanto a mixagem e masterização foram realizadas por Alison Santos no Batuki Studio. A arte e ilustração são de Inácio Eugênio, complementando a proposta visual do single.