A Clave de Fá figura entre os finalistas da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), considerada a maior e mais abrangente premiação do segmento, a nível nacional. A banda está concorrendo com outras três atrações na categoria Artistas | Intérpretes: Instrumental, na região Nordeste. A banda – inclusive – é a única pernambucana concorrente no quesito, que tem na disputa grupos do Ceará e Bahia. O resultado está previsto para ser divulgado em evento presencial no Museu da República, em Brasília, que acontece de 01 a 04 de julho. Essa é a terceira etapa da premiação que elegeu 842 dos 2.149 nomes iniciais distribuídos nas 158 categorias do prêmio, entre os segmentos Criação, Produção e Convergência.

O PPM possui três fases: inicia com voto entre os inscritos, então, existe uma etapa de votação popular pela internet e, por último, um júri técnico formado por 26 convidados das mais diversas áreas da música cadastra notas – que possuem peso dois – no sistema de dados da premiação. As pontuações são somadas aos outros resultados e os mais bem colocados na lista são declarados finalistas. Realizado pela primeira vez em 2015, o objetivo da honraria é valorizar toda a cadeia criativa, produtiva e dos negócios da música. 

Segundo a baixista Cynara Casé, é a primeira vez que a banda Clave de Fá participa do prêmio e se sente honrada em chegar à final. “Recebemos a notícia da classificação com muito entusiasmo e alegria”, afirma. “Estamos muito felizes e orgulhosos em representar Pernambuco em uma premiação de tamanha dimensão”, completa. Sob o slogan “Temos um país para reconstruir”, o Prêmio Profissionais da Música de 2022/23 está homenageando os cantores pernambucanos Chico Science (in memoriam) e Lia de Itamaracá, além do jornalista e crítico musical, Juarez Fonseca, e o multi-instrumentista Renato Matos. O compositor, cantor e produtor musical Roberto Menescal é o presidente de Honra do corpo de jurados, que conta com outros nomes de peso no cenário musical.

SOBRE A CLAVE DE FÁ

A Clave de Fá é liderada pela cantora Bella Andrade e pela baixista Cynara Casé. Surgiu, em 2016, com a proposta inovadora de shows utilizando “baixo e voz”, e foi justamente por uma homenagem ao instrumento musical – presente desde o início do projeto – que a banda recebeu esse nome. O repertório da banda é inspirado no jazz contemporâneo e na música brasileira, especialmente influenciado pela bossa nova, com releituras originais e arranjos inusitados. A Clave de Fá busca sempre inovar em suas músicas, com mashup´s de clássicos atuais e sucessos de outras décadas, dando espaço para uma mistura irreverente do pop, jazz, rock e bossa. 

SERVIÇO:

Clave de Fá
Contato para shows: 81 9 9996.8500 ou [email protected] 
Site: https://www.clavedefa.com.br/ 
Instagram:
 @bandaclavedefa 
Canal: https://www.youtube.com/clavedefa