Estreia de “Nós e Nossos Mestres” será seguida por lançamento de álbum de inéditas e gravação de show
Abrindo as celebrações pelos 18 anos de carreira, a banda recifense Fim de Feira lança o documentário “Nós e Nossos Mestres”. O vídeo, com patrocínio da Copergás, faz um passeio por cidades do interior de Pernambuco e da região do Cariri paraibano para mostrar o rico cenário da música e poesia popular do Nordeste, junção que é a base do som da Fim de Feira. Ainda este ano, o grupo lançará seu quarto disco de inéditas e fará a gravação de show comemorativo aos 18 anos.
Disponível no Youtube, “Nós e Nossos Mestres” é capitaneado pelo jornalista e vocalista da banda, Bruno Lins, que caiu na estrada para uma série de entrevistas com mestres da cultura nordestina, como o compositor Onildo Almeida, o poeta Dedé Monteiro e os cantores Assisão e Walmir Silva. Em cerca de 40 minutos, os depoimentos colhidos em Caruaru, Itapetim, Serra Talhada e Tabira, entre outras cidades, narram a trajetória da Fim de Feira através de suas principais influências artísticas.
“Contar a história da banda pelos seus principais personagens, que são nossos mestres da música e da poesia, para manter viva essa lembrança sobre a nossa origem sempre foi importante pra que a gente continuasse firme ao longo de quase duas décadas. Nessas conversas, conseguimos reencontrar pessoas e lugares que fazem parte da nossa trajetória, e acho que isso pode servir de referência pra outras gerações também, no sentido de valorizar os mestres que construíram a base da nossa cultura”, diz Bruno Lins.
“Nós e Nossos Mestres” traz um precioso material de arquivo do poeta e pesquisador Joselito Nunes, que remonta a grandes cantadores de viola do Sertão Nordestino e personagens icônicos da nossa cultura, como Zabé da Loca, Louro do Pajeú, Lourival Batista e Pinto do Monteiro. O filme tem direção e roteiro de Bruno Lins e Guilherme Patriota, edição e fotografia de Ibanez Saueressig e produção de Lucivan Max.
18 ANOS – Vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2009 na categoria Melhor Grupo Regional, o Fim de Feira traz nas suas composições os mais expressivos ritmos nordestinos mais a criatividade da poesia de cordel produzida no Nordeste brasileiro. A junção de música e poesia, atrelada a uma presença de palco cativante, fez com que o Fim de Feira se firmasse como um dos mais promissores grupos musicais da nova geração pernambucana, participando, ao longo dos últimos anos, de festivais pelo Brasil, Europa e Caribe, com shows aclamados pela crítica e pelo público.
Com três CDs e dois DVDs lançados, o grupo agora realiza a pré-produção do seu quarto disco de inéditas, intitulado “Forró da Liberdade”. O álbum, que está sendo feito com recursos do Funcultura da Música, contará com participações especiais de grandes artistas da cultura do Nordeste, como Bule Bule, Biliu de Campina e Assisão. No segundo semestre, a banda realizará um registro ao vivo do show comemorativo aos seus 18 anos, a ser gravado no Recife com incentivo do edital de cultura do SIC Municipal da Prefeitura do Recife.
Atualmente, Fim de Feira é Bruno Lins nos vocais, Thiago Rad na guitarra e viola, Antônio Muniz na sanfona, Luccas Maia no contrabaixo, Lucivan Max nas percussões e Márcio Silva na bateria.
Assista a “Nós e Nossos Mestres”: https://youtu.be/q7GLfL8tIkc