Em tempos de clausura familiar, o Baile do Menino Deusse reinventa para garantir que a alegria, a diversão e toda sua ludicidade, chegue nas casas dos brasileiros, na noite de natal. Produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, o espetáculo que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, virou um filme e será exibido para todo Brasil, de 23 26 de dezembro, a partir das 20h, pelo canal do YouTube do Baile, através do site:www.bailedomeninodeus.com.br (em formato com libras e audiodescrição) e no dia 26 de dezembro, às 14h, na Globo Nordeste. 

Boas histórias e um pouco de cultura geral fazem bem a qualquer pessoa, mesmo que ela ainda seja pequena demais para saber disso. O filme do Baile faz adultos e crianças rirem e se emocionarem e, com sua estrutura simples e sem rodeios, é capaz de falar ao coração de qualquer pessoa, através de suas brincadeiras de presépio, com seres encantados, José, Maria, Jesus, Reis Magos, anjos, pastoras, ciganas, boi, burrinha, jaraguá, caboclinhos, beija-flores e borboletas.

O filme conta a história mais famosa do mundo – o nascimento de Jesus Cristo, resgatando o sotaque, a forma de fazer, de dançar e  de cantar, do brasileiro. E se orienta nas tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino, incorporadas às mais diversas culturas do Brasil. O projeto é uma tradição lúdica de final de ano, sendo que a cada nova montagem, são reveladas surpresas.

Criado há 36 anos, o texto faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, em que se incluem a Bandeira de São João e o Arlequim de Carnaval.

O filme do Baile conta com direção geral de Tuca Siqueira(Amores de Chumbo e Fashion Girl) e direção de fotografia de Pedro Sotero (premiado em Cannes com o filme Bacurau).

A proposta é encenar a apresentação da mesma forma que ela é todos os anos no Marco Zero, usando a linguagem do cinema sem perder nenhuma característica própria da montagem, mas trazendo novidades.

O que faz o Baile do Menino Deus ser único na cena natalina brasileira é o seu projeto de resgatar várias formas de celebração do Natal, que sobreviveram e se guardaram apenas no Nordeste do Brasil. Reisado, lapinha, pastoril, cavalo marinho, guerreiro, chegança, boi de reis e outras manifestações.

SINOPSE

Inspirado no reisado, brincadeira muito comum no cariri cearense. Numa noite de Natal, o Mateus, uma espécie de palhaço, acompanhado de várias crianças, procura a casa onde nasceu um menino para celebrar uma festa. A procura é cheia de acontecimentos e reviravoltas e quando eles acham a casa, ela está com as portas e janelas fechadas. Começam brincadeiras mágicas e peripécias para abrir a porta.

Quando ela se abre, revela-se um menino recém-nascido, com seu pai e sua mãe. A festa parece que vai começar, mas a casa desaparece novamente e se inicia uma nova procura em um auto que nunca termina e se repete todo ano, conforme sugere um dos personagens da brincadeira:

“Senhores donos da casa,

meninos desta folia,

povo inteiro desta sala

que assiste a nossa alegria,

continuemos o baile,

o coração nunca esfria,

quem dança os males espanta

e o peito desanuvia.

Continuemos o baile

agora e em cada dia.

O baile aqui não termina,

o baile aqui principia.

do mesmo tanto que o sol

se renova a cada dia,

da mesma forma que a lua

quatro vezes se recria,

do mesmo tanto que a estrela

repassa a rota e nos guia.

SERVIÇO:

Espetáculo filme Baile do Menino Deus 

Transmitido nos 23, 24 e 25 de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeus

E dia 26 de dezembro pela TV Globo

Mais informações: http://www.bailedomeninodeus.com.br/

ACESSIBILIDADE: O espetáculo filme terá libras e audiodescrição no site  http://www.bailedomeninodeus.com.br/