Um mesmo alimento pode ajudar no controle do colesterol e no bom funcionamento do intestino? Muitas vezes esquecida na dieta brasileira, a aveia é um alimento funcional poderoso quando comparada a outros grãos cereais, como quinoa, milho, trigo e arroz. A QUAKER, marca líder do mercado de aveia, explica como ela ajuda no equilíbrio alimentar.
A composição nutricional deste cereal apresenta alto teor de fibras e proteínas, promovendo inúmeros benefícios à saúde. Por exemplo, três colheres de aveia podem ajudar na diminuição do colesterol, quando o seu consumo está associado à uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas e à hábitos de vida saudáveis. Além disso, por conter uma fibra chamada betaglucana, a aveia também ajuda a aumentar a viscosidade do bolo alimentar, estimulando a sensação de saciedade e contribuindo para que se coma menos.
A aveia também acelera o trânsito intestinal e ainda auxilia a manter em boas condições a saúde cardiovascular. “Desde 1953, a QUAKER® tem como missão oferecer opções nutritivas para as famílias com uma linha completa. Apostamos nesse produto por tantos anos justamente pela sua comparada qualidade e sempre buscamos disseminar os benefícios desse super grão, que é a aveia”, afirma Cecília Dias, diretora das marcas de Nutrição da PepsiCo no Brasil.
Confira os 3 pontos levantados pela Quaker que comprovam que a aveia é um super grão:
1. Ajuda na redução do colesterol: 3 colheres de aveia podem ajudar a diminuir o colesterol. A aveia é fonte natural de betaglucanas, fibras solúveis que contribuem para a diminuição da absorção do colesterol ingerido na alimentação. A redução das taxas de colesterol faz bem para o coração, pois este é um importante fator na diminuição do risco de doenças cardíacas;
2. Ajuda no bom funcionamento do intestino: As fibras presentes na aveia são benéficas para a função intestinal, pois ajudam a retardar o esvaziamento gástrico e estimulam o funcionamento do trânsito intestinal.
3. Saciedade: A betaglucana da aveia também possui a propriedade de aumentar a viscosidade do bolo alimentar, aumentando o tempo que o alimento leva para deixar o estômago. Isso aumenta a sensação de saciedade, que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.