Crise provocada pela pandemia de Covid-19 em 2020 ainda atrapalha negócios, mesmo com melhora em 2021. Planejamento com simulação de cenários é crucial para próximo ano.
A crise causada pelo coronavírus teve um grande impacto na atividade empresarial no mundo inteiro. Segundo dados do Ministério da Economia, só em 2020, mais de um milhão de empresas fecharam as portas. Contudo, já no primeiro semestre de 2021 o Brasil bateu recorde de nascimento de novos negócios, de acordo com a Serasa Experian. Em meio a uma crise econômica e em um país que ainda sofre com as consequências da pandemia, é preciso ter em mente cada passo a ser dado para organizar as finanças da empresa em 2022. Esse planejamento é fundamental para o sucesso de um negócio. De acordo com o especialista em finanças e sócio da AJS Capital, Aurimar Borges, é preciso fazer um orçamento cuidadoso e não relaxar em relação ao fluxo de caixa.
‘’No momento de criar o planejamento financeiro de uma empresa, alguns cuidados são necessários para o bom funcionamento do seu negócio. Fazer projeção de receitas e despesas, acompanhar todas as suas movimentações financeiras, identificar gastos que podem ser cortados, fazer um estudo interno da empresa e projetar diferentes cenários, são alguns pontos que podem ajudar a organizar as finanças do negócio’’, explica.
Muitos empreendimentos decidiram investir em uma boa consultoria de gestão, organizando o setor administrativo e financeiro e gerando um fluxo de processos qualificados para manter a saúde da empresa e criar informações fundamentais para seus resultados. Aurimar Borges destaca que investir em uma consultoria é uma vantagem devido as análises mais objetivas.
‘’Em um mercado cada vez mais exigente, o investimento em uma consultoria tem se mostrado uma vantagem e tanto por trazer análises objetivas, baseadas em dados reais da empresa, que contribuem para um diagnóstico preciso. Quanto maior a maturidade de uma instituição, maior será a aptidão dela em planejar o futuro e ter a capacidade de desdobrar o planejamento em objetivos e também elaborar planos firmes para a resolução dos problemas financeiros’’, conta.
Um planejamento financeiro ideal ajuda a empresa em diversos fatores além de colaborar para a gestão ser mais eficiente. A previsibilidade é uma das etapas mais importantes do planejamento financeiro, a simulação de diversos cenários e a definição de objetivos deve ser feita com base em orçamentos para diferentes possibilidades, contribuindo para diminuição de riscos. O especialista Aurimar Borges conta que o planejamento contribui para uma gestão eficaz.
‘‘A redução significativa de gastos é um dos fatores preferidos dos empresários, o planejamento ajuda a ter uma visão maior sobre os dados financeiros da empresa e assim fica mais fácil cortar gastos desnecessários. Um bom controle das finanças ajuda o trabalho do gestor, mantendo a empresa em funcionamento e em completa tranquilidade na hora de fazer as melhores escolhas’’, finaliza.