“O mar é todo seu, criança. Mas lembra de inventar o cais”, canta Artur Nabeth para o filho, Antonio, de dois anos de idade, no single “Pra Recomeçar”, faixa que integra o disco de estreia Mitos (outubro, 2020). Sob a perspectiva de alguém que tenta lidar com as adversidades da própria vida, a canção começou a ser escrita em 2015, mas só foi finalizada depois de ser ressignificada quando o afeto da paternidade invadiu o artista. Os versos – inspirados por  “Cais”, de Milton Nascimento – traduzem no refrão o acolhimento de um pai buscando ensinar o filho a desbravar o mundo sem desaprender a voltar para o seu porto seguro. Com um videoclipe repleto de intimidade e companheirismo entre Artur e Antonio, a música é a quarta a ganhar lugar na videografia do cantor (assista aqui)

A leveza da sonoridade, influenciada por diferentes décadas do rock alternativo, reflete o equilíbrio encontrado hoje pelo Artur de “ontem” na relação com Antonio. “Quando você vai educar, você também está aprendendo. Como é que você vai falar e como o seu filho vai reagir? Ele também está ensinando”, pontua. O companheirismo entre os dois é o protagonista do vídeo dirigido por Kael Gonçalo (Francisco, el Hombre, Planta & Raiz) e ambientado na casa de campo que foi o refúgio da família do músico durante a pandemia.

Mesmo carregada de tranquilidade, a letra não deixa a honestidade de lado e também se aprofunda em detalhes mais árduos da paternidade e do processo de se desenvolver enquanto indivíduo. “É difícil ter a missão de fazer alguém entender que nem todo sonho é real e nem toda dor vai passar”, compartilha o cantor e compositor fluminense antes de destacar a perseverança também intrínseca à “Pra Recomeçar”. 

Quarta faixa na tracklist do disco de estreia de Artur, Mitos (ouça aqui), “Pra Recomeçar” é também a quarta canção a ganhar um videoclipe. Ainda completam as produções audiovisuais do artista: “Dois Náufragos” (assista aqui), “A Rua” (assista aqui) e “Mitos” (assista aqui). Este último, inclusive, rendeu ao cantor o prêmio m-v-f na categoria Melhor Videoclipe de Animação Nacional.

Assista ao videoclipe de “Pra Recomeçar”

Ouça o disco Mitos

Sobre o artista Artur Nabeth é cantor e compositor, nasceu em Niterói e foi criado no Rio de Janeiro. Começou a cantar profissionalmente em 1998 mas se destacou à frente do Eletro (2005-2012), grupo com o qual lançou dois discos (um EP homônimo, em 2005, e o álbum “Lembra o Amanhã”, em 2010) e frequentou importantes palcos de diferentes estados do Brasil — com destaque para as participações nos festivais Humaitá Pra Peixe (RJ), MTV (RJ) e MADA (RN). Após um hiato de oito anos, retorna à cena musical com seu primeiro álbum solo, “Mitos”.

Redes Sociais:

https://facebook.com/arturnabethoficial

https://instagram.com/arturnabeth

https://youtube.com/arturnabeth

Letra:
Pra Recomeçar (Artur Nabeth)


Deixa eu me enganar
Deixa eu esquecer
Onde isso vai dar
Deixa, amor, o sol nascer
Sonhos não são reais
E a dor não vai passar
Escuta a voz e vem
Pra recomeçar
E se a sorte não chegar
Vai ter que ser melhor
Pra pegar a estrada certa
Tem que ser só
Ser mais
Sonhos não reais
E a dor não vai passar
Escuta a voz e vem
Pra recomeçar
O mar é todo seu, criança
Mas lembra de inventar o cais
E traz de volta a esperança
Me ensina como ser seu pai

Ficha técnica ARTUR NABETH | PRA RECOMEÇAR

Música
Voz e vocais: Artur Nabeth
Produção musical, arranjo, guitarra e violão: Marcelo Rezende
Bateria e shaker: Lourenço Vasconcellos
Baixo: Leandro Vasques 
Rhodes e teclado: Pedro Fonseca 

Mixagem: Daniela Pastore 
Masterização: Felipe Tichauer

Videoclipe

Direção, câmera, edição, montagem: Kael Gonçalo 
Produção: Pix Filmes
Filmado entre 07 e 10/01/2021, na Chácara Canto do Vale e na Pousada Mariza, em Mury, distrito de Nova Friburgo/RJ