Após estrear pelo selo Astronauta com a faixa inédita “Quarentena”, o cantor e compositor carioca Arthus Fochi revela “Cinema Nacional”. A canção e clipe integram também o projeto Astronauta Singles, que comemora os 20 anos da label baseada no Rio de Janeiro e tem distribuição da Universal Music

Assista a “Cinema Nacional”: https://youtu.be/_YS09ZliwKE

Ouça a música: https://arthus-fochi.fanlink.to/cinema_nacional 

A composição traz a visão única de Fochi e sua relação com a política atual. Usando de uma lírica afiada, ele contextualiza o recente corte de verbas do Fundo Setorial do Audiovisual e ressignifica essa crise para falar em um panorama mais amplo, das desigualdades perenes e banalizadas no Brasil.

“‘Cinema Nacional’ é uma música que conta um pouco de um cansaço, de sempre ler e ouvir notícia ruim. De como o caos vende, de como a tragédia é viciante. Mas também é uma música que fala outras coisas, de alienação, de esperança, da contradição. Sinto que essa canção acabou adquirindo muitas matizes reflexivas, e acho que é uma obra com um teor irônico também. Eu gosto de escrever para muitas interpretações. E de alguma maneira é bem íntima, por exemplo, realmente eu adoro ver séries de histórias medievais”, revela Arthus.

O vídeo se inspirou no tradicional uso do sangue e sensacionalismo para vender jornais e traz essa ideia para o contexto do cinema, em que os filmes de guerra e variadas modalidades de violência são alguns dos de maior bilheteria. Incorporando a realidade da atual pandemia e a crise econômica gerada por ela, o clipe é estrelado por “Bolão”, vizinho de Arthus Fochi, durante o dia da sua mudança da rua onde morou por 45 anos.

Esta é a segunda faixa do artista refletindo sobre o momento de isolamento social devido à Covid-19 – a primeira foi sua estreia no projeto Astronauta Singles, com “Quarentena”. 

Ouça “Quarentena”: https://umusicbrazil.lnk.to/AFQuarentena/

Veja o lyric video: https://youtu.be/cKHWRrmi2RU

Arthus Fochi é compositor, poeta, cantor, e pesquisador. Atua no desenvolvimento e intercâmbio cultural entre diversos países da América Latina. Com seu trabalho solo procura misturar ritmos e diferentes estéticas, variando entre o folk latino americano, a MPB, a world music, a música experimental, lo-fi e o jazz. Além de suas próprias composições, Arthus também produz outros artistas e é diretor do selo Cantores del Mundo, onde reúne artistas independentes do Brasil e de outros países da América do Sul.

Esta é a quarta faixa do projeto Astronauta Singles, idealizado e produzido com direção artística de Leonardo Rivera, gravado pelo próprio Arthus no estúdio Cantores Del Mundo, e mixado e masterizado por Gui Marques no estúdio Frigideira. A distribuição é da Universal Music.

Assista a “Cinema Nacional”: https://youtu.be/_YS09ZliwKE

Ouça a música: https://arthus-fochi.fanlink.to/cinema_nacional 

Ficha técnica

Letra e música: Arthus Fochi

Gravação no estúdio Cantores del Mundo

Mixagem e masterização: Gui Marques no estúdio Frigideira

Produção executiva: Leonardo Rivera

Distribuição: Universal Music

Letra

Eu não vejo um filme sem morte

Mas só prego o amor

E não temo a sorte

Eu não vejo um filme sem guerra

Quero a paz na terra

Quero a paz na terra

Eu não vejo um filme nacional

Eu não vejo nada

Eu não sei de nada

Eu só vejo série medieval

Leio meu jornal

Leio meu jornal

Siga Arthus Fochi:

Instagram: http://www.instagram.com/arthusfochi

Facebook: https://www.facebook.com/arthusfochi

Twitter: http://www.twitter.com/arthus_fochi