Quer apreciar as delícias da Pousada do Sandi em sua casa?
O Pão 100% Integral é uma Excelente opção para café da manhã ou lanche da tarde.
Confira a seguir o passo a passo:
Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de chá de água morna
- 2 e 1/2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal
- 4 xícaras de chá de farinha de trigo Integral
- 2 colheres de chá de sal
- 1/2 xícara de chá de aveia em flocos grossos
- 6 colheres de sopa de mix de sementes (linhaça, chia, girassol e abobora sem casca)
Modo de preparo
- Comece misturando o fermento com o açúcar e a água em uma tigela.
- Acrescente o óleo, a farinha de trigo, a aveia, o sal e comece a bater (se for usar processador, colocar o gancho para massa e começar em velocidade baixa) ou misture com uma colher, se estiver fazendo à mão.
- Sove a massa, vai formar uma bola; continue sovando por pelo menos 5min; (SE for usar processador – começar a formar uma bola de massa, aumente em velocidade média, e bata por 3 a 5 minutos, até formar uma massa mais uniforme). A massa deve ficar macia e grudar um pouco nas mãos, isso faz com que o pão não fique seco.
- Adicione as sementes e bata mais um pouco para misturar.
- Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela grande untada com óleo, cubra com um plástico ou pano de prato limpo para não ressecar e deixe crescer até dobrar de tamanho, por mais ou menos 1 hora, em local quente.
- Em seguida, coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada, pressione com o dedo para tirar o ar e enrole no formato do pão.
- Forme pãezinhos de aproximadamente 100g e coloque em uma forma tabuleiro untada com óleo e enfarinhada. Deixe espaço entre os pães, pois eles crescem – e deixe crescer novamente até dobrar de volume, por aproximadamente 40 minutos, em local quente.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Salpique as sementes que preferir para decorar a massa e leve para assar por aproximadamente 30- 40 minutos ou, até o pão ficar bem douradinho.
Sobre a Pousada do Sandi
O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava.
Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.
A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.