O consumo de certos alimentos aumenta a salivação e promove uma deliciosa sensação de prolongamento do sabor. Se você ainda não teve essa percepção, se prepare, pois preparamos uma experiência em três etapas para te ajudar a sentir o gosto umami – o quinto gosto básico do paladar humano – que permanece em nosso paladar por mais tempo e é responsável por essas sensações.
A nutricionista Marilia Zagato, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, apresenta o passo a passo para apreciar esse gosto básico do nosso paladar.
“Para viver a experiência umami é preciso separar um copo de água, uma bala doce de qualquer sabor, pedaços de queijo parmesão ou um tomate maduro. É importante que se entenda a diferença entre o gosto e o sabor. Por isso, para a primeira etapa, indicamos que se beba um pouco de água, seguindo para a segunda etapa com a ingestão da bala com o nariz tapado. Neste instante, será possível sentir o gosto doce em sua essência e, ao soltar a respiração, o sabor da bala será percebido”, conta a nutricionista.
Marilia explica que a terceira etapa proporciona a sensação do quinto gosto, com a degustação do queijo parmesão ou do tomate maduro. “Antes de ingerir o alimento, é importante beber mais um pouco de água para eliminar o gosto da bala. Coloque o alimento na boca e perceba o aumento na salivação e o gosto prolongado do queijo ou do tomate, sendo este o gosto umami. Uma boa dica é permanecer mais tempo mastigando o alimento ao invés de engolir logo, assim a experiência sensorial será ainda mais prazerosa e perceptível”, ressalta Zagato.
Agora que você já provou o gosto umami, que tal preparar uma receita simples e deliciosa de creme de milho, uma preparação rica em umami.
Confira a receita:
CREME DE MILHO SIMPLES
INGREDIENTES
- 1 lata de milho verde cozido no vapor, escorrido (200 g)
- 250 ml de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (30 g)
- 1 cebola pequena picada (100 g)
- 1 dente de alho espremido (5 g)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- 1 lata de creme de leite sem o soro (200 g)
- 1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)
MODO DE PREPARO
- Separe 3 colheres (sopa) do milho escorrido e reserve.
- No copo do liquidificador, coloque o milho restante e o leite e bata até ficar homogêneo.
- Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Junte a cebola e o alho, e refogue-os por 1 minuto ou até a cebola murchar. Acrescente a mistura de milho batido, o sal e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme encorpado.
- Adicione o creme de leite, o milho reservado e deixe aquecer.
- Retire do fogo, finalize com a salsa e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 20 minutos
Serve: 6 porções
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumamie instagram.com/ogostoumami.