Adotar uma rotina de planejamento certamente será um grande diferencial para o negócio
O trabalho em tempos de pandemia está cada vez mais desafiador. Muitos empregos foram ceifados e a dificuldade para conseguir uma colocação está cada vez maior. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no último trimestre de 2020 foi de 14,6%, atingindo 14,1 milhões de trabalhadores. Até a normalidade retornar à economia, esse contingente de pessoas sem ocupação tem um desafio maior que é conseguir meios para sobreviver sem emprego formal, e para tanto precisam se reinventar e descobrir meios para ofertar os seus serviços e produtos.
Empreender é preciso, seja como autônomo, MEI ou até mesmo na informalidade. A professora do curso de Administração e da pós-graduação em Administração Estratégica da Estácio, Alessandra Giovana, dá dicas de alguns apps gratuitos que servem como ferramentas que auxiliam no planejamento de rotinas e tarefas para que o empreendedor não se perca e tenha um maior controle sobre a gestão diária do negócio.
“Planejar, organizar e gerir processos pode parecer uma perda de tempo. Muitos empreendedores gostam de colocar a mão na massa. Porém, só dão valor a essa gestão mais de backstage quando tomam algum susto, como a perda de prazo, perda de clientes ou, pior, rombos financeiros. Adotar uma rotina de planejamento certamente será um grande diferencial para o negócio”, diz Alessandra Giovana.
Moneywise – Essa é uma ferramenta muito interessante para acompanhar e monitorar finanças e tem como ativo interessante o acompanhamento por meio de gráficos e filtros que mostram o padrão de gastos da empresa. Cria orçamentos, monitora o fluxo de caixa dentro das metas estipuladas e exporta os dados para planilhas do Excel, entre outras funções. O empreendedor pode configurar o orçamento mensal, semanal ou quinzenal. Com o aplicativo, é possível criar etiquetas para gastos específicos, o que facilita bastante o acompanhamento das despesas. O app MoneyWise está disponível para Android.
Trello – Essa ferramenta é interessante para trabalhos em equipe, pois ela permite o gerenciamento colaborativo de projetos que pode ser editado por várias pessoas envolvidas na demanda. Em formato de listas, compostas por cards, as atividades são facilmente editáveis e movidas dentro dos quadros de gestão do projeto. Nesses cards é possível adicionar membros para atividade, checklist, marcadores, anexar arquivos e fazer comentários. Ele não precisa de instalação e pode ser utilizado via navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer. Ele também pode ser acessado através de aplicativos do Google Play, iTunes, Windows 8 e Kindle Fire. Embora tenha ferramentas com acesso pago, essa ferramenta é gratuita.
Asana – Esse aplicativo é uma excelente ferramenta para comunicação em grupo a partir da nuvem, diminuindo o acúmulo de e-mails, pois permite monitorar com facilidade os trabalhos e deadlines. Esse aplicativo auxilia as equipes com tarefas, projetos, conversas e notificações, tornando mais fácil a gestão e acompanhamento dos resultados e o andamento dos projetos do início ao fim. Está disponível em versão webe apps para Android e iOS. Assim como a maioria das ferramentas de gestão, é possível experimentar a ferramenta gratuitamente e assinar serviços premium.