O app Arborize disponibiliza informações sobre as árvores da capital e permite que o usuário cadastre espécimes e indique o desejo de se tornar responsável por uma delas.

A Prefeitura do Recife (PCR) lançou, no ano passado, o aplicativo Arborize. Criado pela prefeitura, através de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e a Controladoria Geral do Município, a ferramenta digital disponibiliza informações sobre as árvores que existem na cidade, inclusive as que ainda não constam no acervo da gestão municipal, e permite que o usuário cadastre e indique o desejo de se tornar responsável por uma delas.

Em meio a programação da Semana do Meio Ambiente no Recife, que terá pela primeira vez, uma Maratona Verde dedicada ao plantio de árvores na cidade, a ferramenta digital fortalece a prática do plantio na capital e trabalha em conjunto com os serviços de arborização urbana oferecidos pela PCR, que estão à disposição da população mediante solicitação através do número 156. Durante os dias 3 e 9 de junho, serão 10 mil mudas plantadas com ajuda da população, sociedade civil e instituições, nos principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde. Para participar do maior plantio coletivo de mudas da capital pernambucana é preciso efetuar um cadastro no site da SMAS (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/).

O Arborize traz informações das árvore da capital pernambucana, como condições, localização e existência de predadores. O sistema permite ao usuário o cadastramento de novas árvores ou que ainda não estejam cadastradas. Como incentivo à participação popular, a SMAS destaca, através de medalhas, os usuários que estão interagindo constantemente com a plataforma digital. O aplicativo também visa a facilitação da contagem e manutenção de mudas plantadas na cidade, com a ajuda dos utilizadores da plataforma.

Disponível de forma gratuita nas versões IOS e Android, o funcionamento do app é simples, basta apenas o usuário se cadastrar, fornecendo CPF, e-mail e telefone. Após o cadastramento, uma equipe da SMAS analisa e libera o acesso ao público, que passa a ter acesso a todas as informações disponíveis na ferramenta.

Até o momento, o Arborize conta com uma base sólida de usuários cadastrados e comprometidos com a prática de catalogação e identificação das espécies de árvores existentes nas vias da cidade e já foram registradas, por meio da plataforma digital, mais de 200 espécies.