Além de ser considerado “o celeiro do mundo”, o Brasil é conhecido mundo afora por conta suas belezas naturais, as ilhas paradisíacas e suas belas mulheres. Isso faz com que todos os anos milhares de turistas queiram aterrissar no país do futebol para ver de perto tudo o que o país do futebol tem a oferecer. E para isso, é necessário uma rede hoteleira forte.  

Os serviços encontrados durante a hospedagem podem definir o bem-estar do hóspede e fazem parte de um conjunto de memórias a serem guardadas. Não por acaso, existem muitos hotéis que procuram obter o padrão 05 estrelas, fazendo com que suas acomodações tenham um diferencial em relação aos concorrentes, com serviços de luxo e com capacidade de apoiar o viajante durante toda a sua estadia. 

Afinal, o que é um hotel 05 estrelas? 

Ser um hotel 05 estrelas é ser uma propriedade que atenda a todos os critérios que a tornem referência em estrutura, atendimento e sofisticação. Segundo a última edição do Forbes Travel Guide , guia que criou este conceito há 64 anos nos Estados Unidos, hoje existem 432 estabelecimentos com cinco este status no mundo.Deste total, apenas 21 unidades conquistaram o título em 2020. 

No Brasil, o credenciamento de hotel 05 estrelas é dado pelo Ministério do Turismo, por meio do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. A classificação alterna entre a simples, econômica, turismo, superior e luxo. Cada denominação corresponde de uma até cinco estrelas, por ordem. 

Com a chegada da alta temporada, são muitos os hotéis que buscam e querem se tornar donos das famosas 5 estrelas. Mas, o que fazer para alcançar esse patamar?

O hotel cinco estrelas precisa:

Serviços 24 horas

Quem não gostaria de ser atendido a qualquer hora do dia? No hotel cinco estrelas, isso é uma realidade! A recepção tem de permanecer aberta por 24 horas, assim como o serviço de mensageiros. O cliente deve obter acesso a comunicação do Hotel sempre que for necessário, sendo este um dos requisitos até mesmo estabelecidos nas regras do Ministério do Turismo.

Café da manhã

Aquele café da manhã reforçado é algo imbatível. E quando falamos sobre hotelaria, é preciso manter atenção redobrada! Isso porque um café da manhã de qualidade encontra-se inserido no imaginário popular. O café da manhã, os restaurantes e bares e o serviço de quarto devem conter dietas da mais variada sorte. Dietas especiais, que reforcem o status do Hotel. Aliás, para ser considerado cinco estrelas o Hotel precisa oferecer serviço de quarto para as refeições. Aliás, opções veganas e vegetarianas são sempre bem-vindas no cardápio!

Quarto

Os cuidados com um quarto cinco estrelas são muitos. É preciso sempre providenciar um cofre para resguardar itens valorosos, que as roupas de cama e banho sejam trocadas diariamente. E além disso: é preciso haver um serviço de lavanderia pronto para ser usado. Os quartos precisam disponibilizar secadores de cabelo, e também terem um pronto para uso sempre que o hóspede fizer a solicitação. TV por assinatura também consta nos requerimentos, assim como o mini refrigerador e obviamente: internet. 

Outro detalhe bem importante é o da climatização. Um quarto de luxo não pode deixar uma climatização apropriada de lado.  

Lazer e alguns extras

O hotel de requinte precisa investir em detalhes essenciais. Manobristas, salão de beleza, lojas diversificadas, agências de turismo, transporte para os hóspedes, SPA… São inúmeras as opções. Escolher a mais apropriada ao seu público e ambiente é um trabalho que requer estudo e um bom levantamento de dados. Adentrando mais profundamente o tema: um concierge também é presença da experiência cinco estrelas! O concierge também pode ser chamado de guest relation. 

Além disso, piscinas, saunas e academia precisam ser incorporados ao pacote do Hotel. Hoje em dia o hóspede busca investir seu dinheiro em momentos de qualidade, mas que trazem um senso de conforto. A academia no Hotel proporciona a oportunidade de manter uma rotina saudável. Enquanto isso, as piscinas e demais áreas de lazer são de extrema importância pois elevam a rotina diária do local. É preciso um gerenciamento ativo para manter a qualidade do atendimento no local, que deve contar com os já essenciais serviços de entrega pessoal.

Senso de administração

Outro fator a ser analisado é o das finanças! Um Hotel precisa de administração competente, e esta analisa bem os custos e despesas departamentais. Salários e encargos de portaria, governança, recepção e reserva são despesas essenciais para manutenção dos apartamentos. Assim como dos enxovais selecionados, lavanderia, trivialidades para conforto dos hóspedes, uniformes, comissões, dentre outros. 

Outras despesas operacionais competem aos alimentos e bebidas, como o custo dos encargos na cozinha, restaurantes, room service e acessórios para desenvolvimento desse serviço essencial. Salários e encargos dos funcionários também são considerados parte dos departamentos operacionais com distribuição monetária dedicada. 

Qualidade

No final das contas, ser cinco estrelas implica em seguir padrões elevados. A qualidade precisa ser encontrada em todas as escolhas: desde aquela que se considera mais trivial, até a mais aparente. Não há nada insignificante. Um Hotel Cinco Estrelas precisa manter seus enxovais da melhor qualidade, sua comida com variedade e primor, seu atendimento precisa ser eficiente e simpático… Tudo precisa estar alinhado. O setor hoteleiro precisa ser sinônimo de eficácia, de uma entrega completa. 

O esforço hoteleiro garante o retorno do hóspede e proporciona memórias afetivas, é responsável por fomentar empregos e propulsionar o mercado!